Escolas vão acessar conta bancária via Internet

As atividades bancárias das escolas da rede estadual da Bahia vão ser facilitadas a partir deste ano. A Secretaria da Educação do Estado lança, nesta sexta-feira (1º de fevereiro), às 14h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Paralela, o programa de automação das contas das unidades escolares, que vai possibilitar o pagamento de despesas e consultas de saldos e extratos via Internet. Antes, as operações bancárias só eram realizadas através de cheques ou com visitas às próprias agências. A iniciativa é inédita e vai ser lançada inicialmente em cinco escolas. A previsão é que, até o final do ano, todas as unidades trabalhem com o acesso online, facilitando e trazendo mais segurança para os gestores das escolas.

Foto: Jouse Cruz Ascom/Educação

Para Ricardo Baqueiro, diretor do Colégio Paulo Américo de Oliveira, em Salvador, uma das cinco escolas selecionadas para a primeira etapa de implantação, a iniciativa vai ser de grande importância. “Só vem para facilitar o trabalho do gestor. Vamos ter a chance de ter uma atividade mais organizada. Vamos gastar menos tempo com o financeiro e mais tempo com o administrativo e, principalmente, com o pedagógico, que é a nossa prioridade”, disse.

A novidade foi possível com a alteração na lei nº 13.745/2012, que viabilizou às unidades a consulta e a movimentação bancária por Internet. O cheque, contudo, também vai permanecer como forma de pagamento quando necessário. Para ter acesso ao sistema online, o diretor vai precisar estar devidamente habilitado pelo Banco do Brasil. As transações vão ser realizadas no endereço eletrônico www.bb.com.br.

“Nós temos várias vantagens com um serviço como esta automação. A medida evita que o cheque da escola, antes a única forma de pagamento, fique sendo repassado de um fornecedor para outro, atrasando o processo de compensação. Além disso, vai permitir um monitoramente mais célere por parte da Diretoria Regional de Educação (Direc) e da própria Secretaria da Educação”, considera José Maria de Abreu Dutra, superintendente de Organização e Acompanhamento da Rede Escolar.