Escolinha de Futebol do Colégio Estadual Duque de Caxias beneficia estudantes e comunidade

Depois das salas de artes e de jogos, inauguradas no início do ano letivo de 2014, os estudantes do Colégio Estadual Duque de Caxias e a comunidade do bairro da Liberdade, em Salvador, ganharam a Escolinha de Futebol do Duque, além de uma quadra poliesportiva coberta. Com isso, o ambiente escolar se consolida como um espaço formativo e de integração entre estudantes, pais de alunos, professores, funcionários e gestores.

“Estamos criando espaços nos quais os nossos estudantes poderão não só desenvolver suas habilidades e aptidões, como também terão a oportunidade de viverem momentos lúdicos. Mais do que isso, estamos abrindo a nossa escola para a comunidade porque acreditamos numa escola viva, com seu espaço voltado para atender, também, a população do entorno”, ressalta a diretora do Colégio Duque de Caxias, Eliete Silva.

Fotos: Arquivo da escola

Sob a supervisão do professor Antônio Torquato, 57 jovens, entre nove e 14 anos, residentes na Liberdade e em áreas circunvizinhas, já estão integrados à Escolinha de Futebol do Duque, que funciona aos sábados, das 9h às 12h. “Esse espaço dedicado ao esporte representa um sonho realizado e retrata, sobretudo, a forma de pensarmos no que se refere à formação do aluno. Entendemos que deve ser de forma completa, apostando no seu futuro. Como resultado, percebemos estudantes aprendendo a gostar e a conservar mais a sua escola”, destaca a diretora.

Participação da comunidade – Idealizador da escolinha, Antônio Torquato conta que, há mais de dez anos, organiza grupos de futebol na comunidade da Liberdade e adjacências. “Sempre gostei de jogar e sou responsável por 20 grupos. Com a reforma da quadra de esporte e a criação da Escolinha de Futebol do Duque, para crianças do colégio ou não, ganhamos dois importantes espaços”, conta Torquato.

O resultado dessas duas iniciativas, ressalta Antônio Torquato, é a percepção de crianças se respeitando dentro da quadra e fora dela. “Temos trabalhado muito a questão da união e da disciplina, mostrando que é um espaço sério”.