Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Especialistas em Educação discutem sobre os desafios do Novo Ensino Médio durante live
Especialistas em Educação discutem sobre os desafios do Novo Ensino Médio durante live
Publicado em qua, 25/11/2020 - 18:59 por ascom.jornalismo
Palavras-chave:
A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, que representou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e mediou a atividade, falou sobre a importância das discussões. "Foi um momento importante para resgatarmos o que nos levou ao Novo Ensino Médio e quais os desafios que se apresentam agora, sobretudo, com esse contexto da pandemia. O encontro serviu para pensar, ouvindo especialistas, sobre os principais entraves para a implementação desta política pública e para promover a transição curricular de forma mais efetiva".
A coordenadora da FGV, Jaana Nogueira, destacou o que motivou a mudança do Ensino Médio. "Apresentamos dados que mostram a necessidade de um novo Ensino Médio. No Brasil, nós temos 73,1% dos jovens de 15 a 17 anos frequentando o Ensino Médio ou com a Educação Básica concluída. Os outros jovens estão ou em anos iniciais, ou seja, no Ensino Fundamental, ou fora da escola. Outra questão é a qualidade do Ensino Médio, a trajetória do IDEB desde 2007 até 2019, que sintetiza a estagnação pela qual essa etapa da Educação Básica vem passando. Nós tivemos um avanço de 3,8 para 4,2 neste último ciclo, que é algo positivo, mas que está muito aquém da meta que projetamos, que era 5,0 para o ano de 2019. Outro dado importante refere-se à diferença que a conclusão do Ensino Superior representa, em termos de ganhos médios, na vida futura. No Brasil, adultos com Educação Superior ganham mais que o dobro dos adultos que concluem apenas o Ensino Médio".
A especialista em Educação, Anna Penido, falou sobre as perspectivas do Novo Ensino Médio. "Entendo o Novo Ensino Médio como uma grande oportunidade. Desde que eu era aluna, ou muito antes disso, a gente já tinha várias questões sobre esse modelo de Ensino Médio que está aí e que não se sustenta mais. Não só pelos resultados em relação à aprendizagem, mas principalmente em relação ao engajamento dos estudantes. É um Ensino Médio que foi formatado para um outro perfil de aluno e que já não frequenta mais as nossas escolas. O objetivo da reforma é provocar mudanças profundas que buscam maior engajamento, autonomia, protagonismo e aprendizagem dos estudantes e mais sintonia das escolas com os tempos atuais".
O encontro também contou com explanações do membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do IEA da USP - Ribeirão Preto, Mozart Neves; do pesquisador da FGV DGPE, Aléssio Trindade; e do diretor do Centro de Desenvolvimento de Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV, Henrique Paim.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira