Estado forma técnicos de nível médio em Senhor do Bonfim e Sapeaçu

Foro: Divulgação
O mês de dezembro marca a formatura de novos técnicos de nível médio na rede estadual de ensino, após os estudantes concluírem os seus respectivos cursos realizados nos centros Estaduais (Ceeps) e Territoriais (Ceteps) e unidades escolares. Foi o caso dos concluintes do Ceep Paulo Batista Machado, em Senhor do Bonfim, e do Cetep do Recôncavo Jonival Lucas, em Sapeaçu, que celebraram esta conquista juntamente com familiares, colegas e professores.

Em Senhor do Bonfim, a solenidade ocorrida no ginásio do Ceep contou com a participação de 90 estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente, Análises Clínicas, Nutrição e Administração. A formanda Anna Kezia Simões, 21, do curso técnico em Administração, afirmou que o momento é de gratidão. “Para uma jovem do interior, cujos pais não se formaram, viver os frutos das políticas públicas e dos projetos sociais hoje vigentes nas escolas públicas é um privilégio e tanto. Existe em meu coração uma gratidão por tudo que aprendi e ponho em prática”.

Já em Sapeaçu, o evento foi realizado na quadra do Cetep, com a participação de 41 estudantes dos cursos técnicos em Informática, Administração, Logística e Serviços Jurídicos. Para a formanda Lílian Santos, 18, do curso técnico em Serviços Jurídicos, o curso abriu várias portas profissionais. “Estudar no Cetep foi uma das melhores escolhas que eu fiz em minha vida, pois comecei a fazer estágio na Câmara de Mediação e Arbitragem do Recôncavo e entrei na Faculdade Brasileira do Recôncavo cursando Direito”, revelou.

Fotot: Claudionor Jr / SECBA
Avanços - A rede estadual de ensino conta com 325 unidades escolares com oferta de Educação Profissional e Tecnológica. Destas, 45 são Ceteps, 34 são Ceeps e 236 são unidades escolares estaduais compartilhadas. Em 2023, a rede teve 96.932 estudantes matriculados e ofertou 57 cursos técnicos de nível médio, em 234 municípios, nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.