Estado investirá R$ 6,3 milhões para ampliar e modernizar o Colégio Estadual Carlos Santana, em Belo Campo

O Colégio Estadual Carlos Santana, localizado no município de Belo Campo, receberá um investimento de R$ 6.366.320,59 milhões. Os detalhes da ampliação e modernização da unidade escolar foram apresentados à comunidade escolar, neste sábado (19), pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. Ao todo, cerca de R$ 3 bilhões estão sendo investidos pelo governo do Estado na requalificação da rede física escolar da rede estadual de ensino. Esta ação inclui a construção de novas escolas e dos complexos poliesportivos educacionais, bem como a modernização e a ampliação de unidades existentes.

As obras no colégio estão em fase de mobilização pela empresa Consórcio Escola Itajuípe, com previsão de conclusão no segundo semestre deste ano. Na unidade escolar, serão construídas mais quatro salas de aula. Além de guarita, refeitório, auditório, vestiário, campo Society com arquibancada, pista de atletismo e pista de salto. Haverá, ainda, a reforma e cobertura da quadra poliesportiva, bem como serão reformados o reservatório d´água e a subestação. A escola, onde estudam 598 alunos no diurno e noturno, também será contemplada com acessibilidade e paisagismo.

O secretário Jerônimo marcou presença, também, na VI Feira da Agricultura Familiar e de Artesanato Belo Campo, que aconteceu no município, e falou sobre as agendas realizadas. “Esta feira tem uma importância muito grande para a economia. Percebemos que todos os protocolos sanitários foram respeitados no evento e gostaria de destacar o espaço montado com um estande contendo um acervo cultural e educativo muito forte, com amostras de livros e artes produzidos por escritores e artista da região. Já na nossa escola, foi muito significativo encontrar com professores, funcionários e líderes estudantis para dialogar sobre suas demandas e os projetos que o Estado está desenvolvendo, bem como visitamos as obras que a escola está passando”, disse o secretário, acompanhado do prefeito José Henrique Silva Tigre, o Quinho, e da secretária municipal de Educação, Vanusa Viana.

A estudante Patrícia dos Santos Souza, 3º ano do Ensino Médio, comentou sobre o bate-papo com o secretário. “Foi incrível. Ele nos explicou sobre vários benefícios que estão sendo direcionados à nossa rede; propôs algumas ações específicas para a nossa unidade; e detalhou sobre importantes projetos, como o de monitoria, do Programa Mais Estudo, que nos auxilia a ter mais compromisso com a escola e os colegas, e o da Dignidade Menstrual”. A líder estudantil Ávila Gabriele, 3º ano, complementou: “A presença do secretário foi muito importante, pois ele sentou e nos escutou sobre as nossas demandas estruturais e pedagógicas. Foi uma conversa incrível e quero agradecer ao governador Rui pelo incentivo que nos dá através de projetos como o Educar para Trabalhar, que ajuda jovens de escola pública a ingressarem no mundo do trabalho”.

Durante a visita do secretário à escola, a vice-diretora Cassiana Paula Ferraz destacou a importância da obra de reforma e ampliação. “Além de agradecer a presença de Jerônimo na nossa unidade, quero destacar que a reestruturação e modernização do nosso colégio irão beneficiar toda a comunidade escolar e da população de Belo Campo”. A também vice-gestora Paula Ferraz falou sobre o diálogo entre o secretário e professores, gestores, funcionários e estudantes. “Tivemos um debate muito profícuo sobre as demandas da nossa escola e aproveito para agradecer ao governo do Estado pela obra de ampliação e modernização da nossa escola, algo tão sonhado e esperado pela comunidade escolar”.