Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Estrutura das escolas é disponibilizada para que estudantes se inscrevam no ENEM
Estrutura das escolas é disponibilizada para que estudantes se inscrevam no ENEM
Publicado em qui, 11/05/2017 - 16:20 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Foto: divulgação
A Secretaria da Educação do Estado está promovendo o “Dia E” nas escolas estaduais como parte das estratégias de mobilização dos estudantes para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com isto, a partir desta quinta-feira (11) até o último dia de inscrição (19/5), as escolas estarão disponibilizando os laboratórios de informática, secretarias e outras salas com computadores e acesso à Internet para que, com o auxílio de professores e gestores, os estudantes garantam suas inscrições para o exame.
A iniciativa faz parte da campanha ENEM 100% que a Secretaria da Educação do Estado está desenvolvendo, conforme explica o superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Ney Campello. “Este esforço da Secretaria, que coloca toda a sua estrutura da rede à disposição dos estudantes concluintes do Ensino Médio para a inscrição no ENEM, decorre da correta compreensão de que o ENEM se constitui, hoje, em um portal de acesso destes estudantes às instituições de Ensino Superior e ao mundo do trabalho”, afirma, ao acrescentar que “a não realização das provas do ENEM significa ficar à margem das possibilidades em que o mundo do trabalho e as carreiras acadêmicas oferecem aos nossos estudantes”.
No “Dia E” no Colégio Estadual Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí, em Salvador, nesta quinta-feira (11), gestores e professores passaram nas salas de aula incentivando os estudantes para a inscrição. “Esta mobilização é importante porque humaniza o tratamento com os nossos alunos que, muitas vezes, deixam de fazer a inscrição por falta de acesso à Internet ou mesmo por não conseguirem viabilizá-la no site. Então, a nossa contribuição os estimula a pensarem que o primeiro passo para a realização do sonho de ingressarem na universidade é através do ENEM”, destaca o diretor Elísio Santos.
A estudante Gisele Torres, 16 anos, fez a inscrição, na sala da direção, e fala que os apoios da escola e da gestão foram essenciais. “Estou feliz porque agora estou, oficialmente, concorrendo ao ENEM. A minha opção foi pelo curso de Medicina, pois o meu sonho é ser pediatra para cuidar das crianças. Então, hoje pode ser o início dessa caminhada rumo à faculdade”, conta. A colega Andreza Reis, 17 anos, também fala sobre este respaldo. “Já estava preocupada porque, em casa, estava dando erro. Felizmente, o diretor Elísio me incentivou e ajudou para que tudo desse certo no final”.
No Colégio Estadual de Abrantes, em Vila de Abrantes, distrito do município baiano de Camaçari (a 46 km de Salvador), o estudante Herbert Jesus Jr., 18 anos, aspirante ao curso de Psicologia, também conseguiu, com o apoio da escola, efetivar sua inscrição. “Acabei de me inscrever no ENEM graças a esta campanha do “Dia E” aqui na escola, que está sendo muito positiva, porque está dando uma oportunidade aos alunos que, como eu, não têm Internet em casa”, declara.
O diretor da unidade, Adriano Sousa, conta que a ação de mobilização será intensificada neste sábado (13), quando a escola ficará aberta das 8h às 12h com esta finalidade. “Nossa meta é que todos os nossos 250 alunos do 3º ano se inscrevam. Acredito que iremos alcançar este objetivo, porque os alunos que não têm acesso à Internet doméstica ou mesmo estão tendo dificuldades para fazer a inscrição em casa e estão nos procurando, compreendendo que o exame é uma porta para a universidade pública e gratuita”, afirma o gestor.
Além de apoio para as inscrições, o ENEM 100% envolve várias ações articuladas como a realização de aulões, simulados e a disponibilização de conteúdos digitais no Portal da Educação. A rede estadual tem 125 mil alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio aptos a realizar o ENEM.
Isenção
Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual de ensino possuem isenção garantida na inscrição do ENEM. Para isto, eles devem informar, no ato da inscrição o seu CPF e a data de nascimento. Com esses dados, o sistema identifica automaticamente quem são os alunos de escolas públicas e o valor, que seria de R$ 82, é liberado. A inscrição pode ser feira através do portal do Inep.
Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual de ensino possuem isenção garantida na inscrição do ENEM. Para isto, eles devem informar, no ato da inscrição o seu CPF e a data de nascimento. Com esses dados, o sistema identifica automaticamente quem são os alunos de escolas públicas e o valor, que seria de R$ 82, é liberado. A inscrição pode ser feira através do portal do Inep.
Portal da Educação – Para auxiliar os estudantes na preparação para o ENEM, além das salas de aula, a Secretaria da Educação do Estado disponibiliza mais de quatro mil conteúdos digitais educacionais no Ambiente Educacional Web. São conteúdos de todas as disciplinas das áreas de conhecimento, inclusive videoaulas, e de todos os níveis de ensino, produzidos e/ou catalogados por educadores da Rede Anísio Teixeira.
Notícias Relacionadas
-
Internos do Complexo da Mata Escura participam do segundo aulão preparatório para o Enem-PPL 2024
-
Abertura da 3ª edição do Deputado Jovem Baiano reúne 63 estudantes na Alba para vivência legislativa
-
Estudantes da rede estadual de Serrinha são premiados por projeto científico em evento da Samsung
-
Estudantes da rede estadual de Salvador e Lauro de Freitas visitam a Fenagro
-
Jovens cientistas criam copo biodegradável a partir do amido de mandioca e bagaço de cana
-
Competição nacional: estudantes da rede estadual são medalhistas na 2ª Olimpíada de Português
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos