Estudantes abordam prevenção ao uso de drogas em Vitória da Conquista

Foto: reprodução/Facebook

Os estudantes da 5ª a 8ª série da Escola Estadual Alaor Coutinho, em Vitória da Conquista, estão envolvidos na II Semana de Prevenção às Drogas, iniciada nesta quarta-feira (23) e que segue até sexta (25), na unidade escolar. As atividades envolvem palestras, exibição de vídeos e debates, e contam com a participação, também, dos pais de alunos, conforme prevê o Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação que, entre outros objetivos, busca incentivar a participação da família na vida escolar de seus filhos para a promoção da melhoria do processo de ensino e de aprendizagem.

“Os nossos alunos foram sensibilizados, ao longo do ano, para a participação neste evento, que está em sua segunda edição. Eles estão atentos à discussão sobre a temática e o nosso objetivo é, justamente, promover a conscientização de que o melhor é a prevenção das drogas, fazendo uma reflexão sobre as consequências decorrentes do uso”, relata a professora Veruska Anarcirema, responsável pela organização do evento.

O estudante Daniel Santos Martins, 17 anos, 8ª série, um dos 130 alunos da Escola Estadual Alaor Coutinho, considera que a discussão sobre a prevenção das drogas é fundamental. “Estou gostando muito de participar das palestras e de assistir aos vídeos. A gente pode, agora, conscientizar outras pessoas a não fazerem uso de drogas, porque a atitude só trará infelicidades para a vida delas”, declara.

Prevenção
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), desenvolve o Projeto de Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares. O projeto promove a prevenção junto a estudantes. Uma das ações é a Central de Orientações e Referências em Atenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas (TeleCorad). Com atendimento gratuito aos profissionais da área de Educação, a iniciativa funciona como uma central telefônica, que pode ser acionada pelo número 0800-075-5547, com a garantia do anonimato. A ferramenta oferece, ainda, informações e orientações para encaminhamentos aos serviços de saúde, assistência social e assistência jurídica.