Estudantes aprendem sobre a História de Salvador em apresentação de fantoches na Festa Literária Arte e Identidade

Fotos: Claudionor Jr / SECBA
Os estudantes da rede estadual estão participando ativamente das atividades promovidas durante a segunda edição da Festa Literária “Arte e Identidade”, que segue até domingo (1º), em formato híbrido (presencial e virtual), em diferentes espaços do Centro Histórico de Salvador. Nesta sexta-feira (29), eles conferiram uma apresentação de teatro de fantoches e do “Varal de memória”, sobre a História de Salvador, realizada pela equipe do Museu da Misericórdia, no “Espaço arte”, localizado na Arena SESC, no Pelourinho.

>> Site oficial (http://www.arteeidentidade.com.br/)

>> Youtube (https://www.youtube.com/c/ArteeIdentidadeOficial)

A estudante Letícia Portela, 11, 6º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Ypiranga, disse que ficou encantada com a apresentação. “É a primeira vez que vejo um teatro de fantoches ao vivo e achei muito legal, porque pude aprender mais sobre a história de Salvador de forma divertida”.

A professora Maria Vilas Boas, que leciona História na turma de Letícia, falou de que forma a atividade contribui para o aprendizado dos alunos. “Esta é uma atividade que fala de temáticas muito importantes como arte, cultura e identidade. Estamos no Centro Histórico de Salvador, que é um local mágico e patrimônio histórico. Então, é muito rico para o professor sair da sala de aula e vir mostrar isso para os alunos de uma forma lúdica, porque a Educação se faz através desses movimentos”.

Para a estudante Graciele Neves, 17, 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Alípio Franca, a atividade serviu para ampliar os seus conhecimentos. “Foi uma apresentação muito estimulante, que nos fez aprender mais sobre a cultura baiana e fatos históricos de uma época diferente da nossa”, comentou.

No “Espaço identidade’, também localizado no SESC – Pelourinho, foi realizada uma atividade formativa para educadores sobre ‘Práticas na perspectiva afrocêntrica em sala de aula”. Neste sábado (30), as atividades da festa literária acontecem no “Espaço empoderamento”, no Largo Quincas Berro D’Água, a exemplo de bate-papo lítero-infantil; apresentação de dança afro do “Projeto azeviche"; apresentação pocket da web-série “Na rédea curta”, contação de histórias acessível; e outras.