Estudantes apresentam criações dos projetos de arte e cultura

As escolas da rede estadual de ensino estão realizando, até o dia 5 de agosto, as etapas escolares dos projetos de arte e cultura desenvolvidos pelos estudantes. São obras criadas para os projetos: Tempos de Arte Literária (TAL), Aventuras Patrimoniais Estudantis (AVE), Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Festival Estudantil de Teatro (Feste), Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Dança Estudantil (Dance), Encontro de Corais Estudantis (Encante) e Educação Patrimonial e Artística (EPA). Depois desta fase, serão realizadas as seletivas regionais, por Núcleo Regional de Educação (NRE), para a culminância dos projetos, em Salvador.

Fotos: Acervo pessoal
O Colégio Estadual Clemente Mariani, localizado no distrito de Ibiaçu, em Maraú (254 km de Salvador) realiza, na manhã desta quinta-feira (20), a apresentação dos projetos estruturantes AVE, Face, TAL e Prove. De acordo com a diretora Maria Gilcélia Pinheiro, a culminância é muito importante para os estudantes. “Nossa unidade é uma escola do campo composta por estudantes que moram em fazendas e que não têm acesso a eventos culturais. Por isso, este evento é uma oportunidade para eles mostrarem suas habilidades artísticas”, destaca a gestora.

Este é o caso de Moisés Cesário, 19 anos, do 1° ano, que gosta muito de escrever e pintar. “Vou declamar o poema de minha autoria ‘Páginas da Vida’ para o TAL e apresentar a minha pintura ‘O Poder’ que fiz para o AVE.  Esta é a primeira vez que participo destes projetos e eles nos ajudam a desenvolver a criatividade”, diz o estudante.

No Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, localizado em Botuporã (653 km da capital) os estudantes acabaram de apresentar suas criações artísticas nas áreas da dança e teatro para o Dance e o Faste. Nesta sexta-feira (22), às 18h30, acontecerão as mostras do TAL e Face, unindo música e arte literária. “Sempre fui apaixonado por dança e para participar do Dance escolhemos o forró. Foi muito bom poder apresentar junto com meus colegas a nossa coreografia”, diz o estudante ao revelar que almeja fazer faculdade de Educação Física para poder trabalhar profissionalmente com dança.

Em Floresta Azul (367 km de Salvador), os estudantes iniciaram, nesta semana, uma gincana dos projetos estruturantes movimentando toda a comunidade escolar. Já em Ibotirama (665 km da capital), os estudantes do Colégio Estadual Professora Odontina Laranjeira de Souza estão participando de oficinas preparatórias para o AVE.