Estudantes apresentam projetos artísticos no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista

O Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, está aberto ao público para diversas apresentações artísticas e culturais protagonizadas por estudantes da rede estadual de ensino. Desta segunda (5) até quarta-feira (7), com entrada gratuita, o público poderá assistir ao 9º Encontro Territorial Estudantil: Projetos Estruturantes de Arte e Cultura e o 2º Festival de Música Estudantil do Sudoeste Baiano (Musicante Sudoeste).

As duas atividades reúnem 135 estudantes, de 29 escolas, dos 24 municípios  da área do Núcleo Territorial de Educação do Sudoeste da Bahia (NTE 20), com sede em Vitória da Conquista e marcam a culminância  dos projetos desenvolvidos em sala de aula, com o objetivo de dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil.

As apresentações serão das 8h às 18h e quem for prestigiar verá as exposições dos projetos Artes Visuais Estudantis (AVE); Produção de Vídeos Estudantis (PROVE); e Educação Patrimonial e Artística (EPA). Além disso, os estudantes participam de oficinas de expressão corporal e de canto.

As estudantes Débora de Oliveira, 17, que estuda no Campus Integrado de Educação Básica de Vitória da Conquista, em Vitória da Conquista, e Susany Gusmão, 17, do Colégio Estadual Eurides Santana, em Poções, estão entre os finalistas do Musicante. “É a segunda vez que eu participo do evento e é uma experiência incrível", disse Débora. “Aprendi muito durante esses anos na escola e estou muito animada",  acrescentou Susany.

O estudante Rodrigo de Melo, do Colégio Estadual Professor Diomar Silva Brito, localizado no município de Mirante, também falou sobre a oportunidade de vivenciar a culminância dos projetos. “Este é um momento único, pois podemos compartilhar as nossas habilidades artísticas e isso é muito bom”.