Estudantes comemoram 80 anos do CEEP em Ilhéus com diversas atividades

A comunidade escolar do Centro Estadual de Educação Profissional  (CEEP) em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, localizado em Ilhéus (441 km de Salvador), está comemorando o aniversário de 80 anos da instituição. A programação, iniciada com um coquetel para ex-alunos na noite desta terça-feira (20/6), prosseguiu nesta quarta-feira (21/6), com um café da manhã e a final do torneio intersérie de futebol e handebol realizado com os times do Centro.
 
Fotos: Divulgação
A unidade de ensino voltada para a Educação Profissional é referência na região Sul do estado na oferta de cursos técnicos de nível médio e possui 1052 estudantes matriculados. No CEEP, são disponibilizadas vagas para os cursos técnicos em Segurança do Trabalho, Administração, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Comércio, Biocombustíveis e Química.
 
Segundo o diretor Joilson Sampaio, a unidade é muito importante para a formação de profissionais na região cacaueira. “São oito décadas de atuação formando cidadãos competentes e bem preparados. A sociedade ilheense assume a responsabilidade de contribuir com o acesso às experiências oriundas do mundo do trabalho para esses estudantes que tendem a ocupar os espaços e suprir as demandas de uma região carente de qualificação”, destacou o gestor.
 
A estudante Thaila Evelle Santos, 18, do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática aproveitou as comemorações para apresentar o seu projeto sobre energia eólica. “Por meio de uma maquete as pessoas podem visualizar como é o funcionamento de um miniparque eólico. Além da sustentabilidade, o objetivo é fornecer energia limpa para casas de pessoas carentes da zona rural que não têm condições de pagar contas de energia elétrica”, informou.
 
Para o estudante Gabriel Lago, 18, que faz o curso técnico em Biocombustão, o CEEP mudou a sua perspectiva profissional. “É muito bom poder estudar em um curso de qualidade e gratuito como este. Após concluí-lo poderei atuar profissionalmente em qualquer lugar do mundo, pois somos estimulados à iniciação científica através da elaboração de projetos de pesquisa”, afirma entusiasmado.
 
Quem também celebra com orgulho o aniversário do Centro, no qual vem adquirindo novos conhecimentos para a futura carreira, é Jhonattas Santos Nascimento, 17, do curso técnico em Comércio. “Este é meu último ano e já estou fazendo planos. Eu e mais três colegas estamos pensando em abrir um negócio voltado para a produção e exportação de sabonetes naturais produzidos à base do óleo extraído da casca da banana e camomila, que é antialérgico, hidratante e cicatrizante”, disse confiante.

Notícias Relacionadas