Estudantes da Educação Profissional realizam semana tecnológica

Foram abertos, na manhã desta segunda-feira (17/10), no Centro de Convenções de Ilhéus, os eventos alusivos à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Moradores de Ilhéus e do Território de Identidade Litoral Sul, que estarão reunidos até sexta-feira (21/10) em várias atividades, terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Educação Profissional.

À tarde, no antigo Colégio Estadual de Ilhéus, foi iniciado o II Seminário sobre Sustentabilidade e Logística: competências do futuro. Questões como prevenção de risco ambiental, tecnologia da informação e logística, a importância do transporte na logística reversa e logística e meio ambiente foram abordadas.

Confira a programação completa

Ao longo dessa semana, serão realizados, ainda, a I Semana Tecnológica do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial (CEEP). Nestes cinco dias, serão realizados a I Feira de Ciências e Tecnologias Sociais da Educação Profissional, o I Seminário de Eletromecânica e o II Seminário de Turismo e Desenvolvimento Local Sustentável.

O CEEP oferta os cursos técnicos de nível médio em Logística, Eletromecânica e Guia de Turismo.  A perspectiva é a de que os estudantes apresentem à sociedade resultados de ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, conforme prevê a Educação Profissional da Bahia que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. Outro princípio é a educação integral dos estudantes com os conhecimentos científicos da educação básica sendo fundamentais para a compreensão da tecnologia.

Feira de ciência - Nesta terça-feira (18/10), será aberta a I Feira de Ciência e Tecnologias Sociais, que seguirá até a sexta, nos dois turnos. Estandes serão montados no CEEP para a demonstração de tecnologias sociais, isto é, tecnologias desenvolvidas pelos estudantes, sob orientação dos professores, que trazem algum benefício à sociedade.

Os estudantes do 1º e 2º ano do curso Técnico em Eletromecânica, por exemplo, irão demonstrar, por meio de baterias comuns, fios, ímãs e cobre, como funciona um campo eletromagnético. Este é um princípio de funcionamento de motores elétricos, usados em produtos como ventiladores e computador. Eles também irão expor um gerador elétrico que construíram na escola e mostrar como o equipamento gera energia de baixo custo.

Na quarta-feira (19/10), durante o I Seminário de Eletromecânica: Inovar para sustentar, em mesas-redondas, serão abordados temas como a reciclagem de sucatas eletrônicas. E à tarde, minicursos estão programados, inclusive, sobre empreendedorismo.

Na quinta (20/10), no II Seminário Turismo e Desenvolvimento Local Sustentável: reflexões, tendências e desafios, palestras irão focar questões como conservação da biodiversidade: turismo e desenvolvimento sustentável nas unidades de conservação e a importância da conservação dos biomas para o turismo local. Nos minicursos, serão apresentados temas como a importância do guia de turismo como mediador de culturas para a valorização da identidade local e promoção da sustentabilidade turística.

No último dia, mais palestras e minicursos. Na pauta, questões como consumismo, prejuízo financeiro e desequilíbrio ambiental, turismo e educação patrimonial.
 

Notícias Relacionadas