Estudantes da rede estadual conhecem produção de energia solar no Estádio Pituaçu

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Estudantes do Colégio Estadual Raul Sá, em Salvador, tiveram uma aula diferente nesta quinta-feira (07/05). Os alunos conheceram a produção da energia solar do Centro de Visitação Pituaçu Solar, no Estádio Governador Roberto Santos - Pituaçu. A visita guiada faz parte das atividades interdisciplinares desenvolvidas durante o ano letivo na escola, possibilitando que os estudantes vejam na prática conceitos e teorias apresentados em sala.

“Foi uma oportunidade pra gente conhecer como a energia é gerada e utilizada”, Aline Silva, estudante

Para os alunos, a visita é uma forma de adquirir conhecimento de assuntos do cotidiano. “Eu achei interessante porque absorvemos mais conhecimento e, também, aprende a economizar energia”, declarou o estudante Igor Benta, 17 anos, do Tempo Juvenil. “Foi uma oportunidade pra gente conhecer como a energia é gerada e utilizada”, declarou a estudante Aline Silva, 22 anos.

A visitação foi acompanhada pelas professoras de Artes e de Matemática da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A professora de Matemática, Maria Emília Urpia, explica como se dá a relação da disciplina que ministra com a atividade externa. “A gente procura compreender a Matemática como linguagem, que está relacionada com nossa atividade cotidiana. A Matemática não fica isolada disso, pode perpassar qualquer conteúdo e fica integrada com as atividades dos projetos que a gente propõe, aos alunos, de forma diferenciada”, disse.

A atividade externa atende os objetivos do projeto Ciência na Escola que trabalha a importância da relação da educação com as discussões ambientais, como o uso e ocupação do solo, vegetação, fauna, flora, rios e meio ambiente. “Esta visita está relacionada aos projetos estruturantes desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado, principalmente, no que tange a questão da ciência, à realidade da escola”, explicou a professora de Artes do projeto Tempo Juvenil, Joelina Esteves.

Veja todas as fotos

Centro de Visitação
O Governo do Estado da Bahia e a Companhia Elétrica do Estado da Bahia (Coelba) criaram o Centro de Visitação Pituaçu Solar para que mais pessoas tenham contato com a tecnologia solar. O objetivo é difundir conceitos de energias renováveis para estudantes e visitantes interessados em aprender sobre a geração solar e conhecer na prática uma usina geradora. O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e a visita é gratuita.