Estudantes da rede estadual iniciam participação nos Jogos Escolares da Bahia

As escolas da rede estadual de ensino iniciaram os Jogos Escolares da Bahia (JEB) envolvendo mais de 160 mil estudantes em competições de diferentes modalidades esportivas, como futsal, futebol, handebol, basquetebol, atletismo e judô. O projeto se constitui como uma grande ação que envolve as escolas das redes públicas municipal e estadual, bem como da rede privada de todo o Estado, por meio de etapas seletivas.

No município de Poções, o Colégio Estadual Eurides Santana abriu o projeto com jogos interclasses, com partidas de futsal e baleado, e apresentações de danças breakdance e afro. A estudante Nathielly Silva, 17, 3º ano, que participou de partidas de baleado e futsal, disse que não via a hora dos jogos retornarem. “É a primeira vez que participo dos jogos, depois de dois anos sem acontecer por conta da pandemia. Gostei muito de jogar e ver todo mundo animado e torcendo. Já estou ansiosa para participar das próximas competições”, afirmou.

Em Vitória da Conquista, os estudantes do Colégio Estadual Abdias Menezes participaram de jogos de modalidades como xadrez, futsal e baleado, entre outros. O estudante João Pedro Silva, 17, 2º ano, fez sua estreia no JEB jogando baleado. “É a primeira vez que participo deste projeto e estou gostando muito, pois os jogos dão mais animação e cor para o ambiente escolar”, comentou.

Os Jogos Escolares também foram iniciados no Colégio Estadual Duque de Caxias, localizado em Licínio de Almeida. Os estudantes jogaram

partidas de futsal e handebol com times formados na sede e nos dois anexos do colégio. Este é o caso do estudante Keven Luan Freitas, 16, 2º ano. “Gostei muito de ter este projeto na escola, pois estou participando pela primeira vez. Estou animado para as próximas competições, porque vamos jogar com estudantes de outras escolas e cidades”, disse, empolgado.

Seletivas do JEB - Serão realizadas as etapas Escolar, Municipal, Polos, Territorial e Interterritorial, entre os meses de março e julho. Depois das seletivas, acontecerá a Etapa Estadual, no mês de agosto. Os campeões com idade entre 15 e 17 anos participarão dos Jogos da Juventude, no mês de setembro, em Aracaju. E os com idade entre 12 e 14 anos disputarão os Jogos Escolares Brasileiros, no mês de novembro, no Rio de Janeiro.