Estudantes da rede estadual participam da 3ª Mostra de Dança da Assembleia Legislativa

Foto: Claudionor Jr./Ascom Educação

Estudantes de sete escolas da rede estadual de ensino participam, nesta terça e quarta-feira (14 e 15/04), da 3ª Mostra de Dança da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Os alunos apresentam 11 números que expressam estilos coreográficos diferentes, como dança afro, jazz, hip hop e dança clássica. O evento contou com apoio da Secretaria da Educação do Estado, que selecionou as coreografias dos estudantes por meio de uma curadoria, composta por artistas locais e profissionais da área. A expectativa é reunir 1200 estudantes, nas apresentações e na plateia.

Os alunos do Colégio Estadual Antônio Sérgio Carneiro, Tauana Santos, 15 anos, Luis Gustavo Silva, 14 anos, e Lídia Oliveira, 15 anos, participaram com a coreografia “Pérola Negra”. Eles conseguiram organizar a apresentação em cinco dias. “Fiquei surpresa e feliz com a seleção do nosso vídeo para participar da Mostra e por ter a chance de mostrar o que a gente gosta de fazer para o público”, disse Tauana.

Fotos: Claudionor Jr./Acom Educação
Estudantes, autoridades e profissionais da dança prestigiaram o primeiro dia do evento, que tem, entre seus objetivos, estimular a cultura, criar plateias e desenvolver políticas públicas para o desenvolvimento da dança na Bahia. Aluno do Colégio Estadual Polivalente de Aratu, Tássios Wesley Amaral, 16 anos, participou da 2ª Mostra com uma coreografia. Este ano, foi assistir às apresentações. “Adoro dançar e assistir espetáculos de dança, pois é através dela que consigo me expressar melhor. O que não consigo falar com a boca, falo com os meus movimentos”, disse o estudante.

Para a fundadora da Escola Contemporânea de Dança, Fátima Suarez, este tipo de evento estimula a arte entre os jovens. “Eu vejo essa iniciativa com muito louvor. Acho que é importante levar os estudantes para assistir arte. Esse contato é fundamental. A escola tem que fazer esse caminho”, destacou a profissional, que abriu o evento com o espetáculo “Para Sempre Isadora”.

Unidades de ensino do Estado
Na 3º Mostra de Dança participam estudantes do Colégio Estadual Antonio Sérgio Carneiro, com a coreografia “Pérola Negra”; Colégio Estadual Professora Candolina Classe VI, com “Tempo de Caymmi”; Colégio Estadual Castro Alves, com “Dança Afro”; Complexo Educacional Oscar Cordeiro, com “Misturaê”, “Palavras Soltas” e “Holofotes”; Colégio Estadual Severino Vieira, com “Mestiço por Inteiro Biancardiano Bahia”; Centro Educacional Carneiro Ribeiro, com dança clássica, jazz e afro e Centro de Esportes Arte e Cultura César Borges, com “Soa Aki”. Todas as unidades escolares são de Salvador.