Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes da rede estadual participam de gincana virtual com tema sobre inteligência artificial
Um grupo formado por 27 estudantes dos colégios estaduais Mario Costa Neto, Evaristo da Veiga, Henriqueta Martins Catharino e Ypiranga, além da Escola Municipal Cidade de Jequié, situados em Salvador, participou da gincana virtual do projeto “Ciência de dados na educação pública”, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Growing with Applied Metrics and Mindful Analysis (GAMMA), localizado na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A atividade visou a formação de estudantes de escolas públicas, inicialmente somente meninas, em Ciência de Dados voltada para a aproximação da área e expansão do futuro, através da educação. Todos os estudantes envolvidos recebem uma bolsa de pesquisa júnior para a participação no projeto.
A gincana, que aconteceu entre os dias 19 e 29 de janeiro, foi realizada com o intuito de revisar, de forma leve e descontraída, os conteúdos abordados nas aulas virtuais do projeto. Dentre os conteúdos, destacam-se: “Protagonismo social, racial e de gênero”; “Ciência de Dados”; e “Inteligência Artificial”. As atividades da gincana se deram de forma virtual, por meio de plataformas como o Google Meet e WhatsApp, e foram lideradas pelas integrantes do projeto: Daniele Lima, Thalita Sena Ana Carolina Costa e Janaína Souza.
A professora da UFBA e idealizadora do projeto, Karla Esquerre, falou de que forma o projeto vem impactando no aprendizado das estudantes. “O
projeto trabalha com estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, aproximando-os da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial juntamente com a discussão sobre os protagonismos sociais, de gênero e de raça. Dentro da frente de trabalho, que aborda Inteligência Artificial, foi desenvolvida a iniciativa pioneira da disciplina Introdução à Inteligência Artificial para o ensino público, que permitiu a aproximação deles, ainda no Ensino Básico, gerar uma reflexão sobre produção e uso de tecnologias, bem como suas implicações e consequências ao construir novas perspectivas de futuro”, destacou.
A estudante Jaqueline Barbosa, 14, 8º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, falou do impacto da gincana no seu aprendizado. “Gostei muito de participar desta atividade do projeto, pois reforça o trabalho coletivo ao aprendermos a trabalhar em grupo e liderar uma equipe para poder representá-la. Além disso, temos a oportunidade de aprender assuntos variados de forma divertida”, afirmou.
A também estudante, Victoria dos Santos, 13, 8º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Mario Costa Neto, avaliou a proposta da gincana como produtiva. “Eu gostei muito de participar da gincana, pois ajudou no meu aprendizado e, também, me diverti muito fazendo as tarefas”, revelou.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro