Estudantes da rede estadual revisam conteúdos de Física em aulão do projeto ENEM 100%

Palavras-chave:

Dando continuidade à série de aulões do projeto Aulão ENEM 100%, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), os estudantes da rede estadual de ensino que estão se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tiveram mais uma oportunidade de revisar conteúdos de Física, nesta terça-feira (10). A atividade on-line foi ministrada, ao vivo, pelo professor Lúcio Vega, na página do Youtube "Educação Bahia". A ação visa auxiliar os estudantes na preparação para o ENEM 2020, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Para conferir a playlist das lives já realizadas, acesse: https://bit.ly/3252wft.

O professor Lúcio Vega destacou os conteúdos abordados no aulão desta terça. "Invadimos o mundo dos átomos e das moléculas (mundo micro) e estabelecemos conexões com o mundo macroscópico. O resultado desse intercâmbio é a Termologia. O alicerce da Termologia é o conceito de calor. Como calor se manifesta em todos os fenômenos da natureza, o conteúdo da aula de hoje foi pré-requisito para compreender muitos aspectos de outros setores da Física, da Química, da Biologia e da Geografia".

O educador também apontou alguns assuntos mais recorrentes na prova de Física do ENEM. "Particularmente, acho que vale à pena estudar Ondulatória, pois a compreensão fenomenológica é mais requisitada e as relações matemáticas mais abordadas são bastante acessíveis. Apostaria também em Termologia e Mecânica, já que são pré-requisitos para os demais ramos da Física e, geralmente, já foram bem trabalhadas no Ensino Médio, o que facilita a retenção de conteúdos na reta final".

A estudante Janaina Santos Barbosa, 18, 3º, que estuda no Colégio Central de Ribeira do Pombal, no município de Ribeira do Pombal, parabenizou a iniciativa dos aulões. "Eu acho o projeto magnifico, através do qual a gente tem a disponibilidade de acessar as aulas, no conforto da nossa casa, tendo a oportunidade de adquirir conhecimentos de forma saudável e que vamos levá-los para onde formos", afirmou a jovem, que pretende cursar a faculdade de Psicologia

Ferramentas de estudo – Os aulões virtuais acontecem todas às terças e sextas-feiras, das 16 às 17h, e prosseguem até 15 de janeiro de 2021, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, há também uma apostila por aula e a programação das próximas aulas que serão realizadas. Ainda no portal, o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB).

Outra ferramenta de estudo é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA). Os estudantes também podem complementar a preparação para o exame com o "Estude em casa", programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa "Hora do ENEM", exibido de segunda a sexta, às 18h.

Notícias Relacionadas