Estudantes da rede estadual revisam conteúdos voltados à Redação pelo projeto ENEM 100%

Os estudantes da rede estadual que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Fundamental (ENEM) participaram de mais uma aula de Redação pelo Aulão ENEM 100%, projeto pedagógico promovido pela Secretaria da Educação do Estado. A professora Patrícia Reis, que conduziu a aula, focou nos textos de apoio, que são aqueles que ajudam os estudantes na compreensão do tema da redação. Transmitida ao vivo, pelo canal do Youtube da Educação Bahia, a atividade on-line tem como objetivo auxiliar os candidatos do exame, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Para conferir a playlist das lives já realizadas, acesse: https://bit.ly/3252wft.

A professora Patrícia Reis ressaltou a importância de o estudante aprender a interpretar e bem utilizar os textos de apoio no desenvolvimento das ideias para a construção do texto. “É muito importante o aluno entender que todo o tema vem para que seja esclarecido e enxergado aquilo que, normalmente, está no invisível, socialmente falando. É interessante que o estudante compreenda esses textos motivadores no seu processo de produção de texto”, enfatizou a educadora.

“Costumo dizer que a prática leva a um bom resultado. Além de praticar, oriento, também, o aluno buscar estudar para a redação por eixo temático, como política, social, cultural, científico, meio ambiente, saúde, sustentabilidade, minorias e tecnologias, e aí ele vai ter uma noção mais assertiva e direcionada para o tema da redação”, ressalta Patrícia Reis, para quem o projeto ENEM 100% “é válido e deve permanecer com a maestria de sempre, durante todo o ano, para que o estudante da rede pública perceba que ele é assistido a nível de educação de qualidade, com muita democracia e com professores qualificados”.

Entusiasta do ENEM 100%, o estudante Wanderson Silva, 19, 3º ano do Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira, opina sobre a importância do projeto. “Trata-se de uma grande porta de entrada para a universidade, pois auxiliar os estudantes a agregar conhecimento e valor. O Estado da Bahia está de parabéns por esse projeto incrível e maravilhoso. Muitos jovens baianos irão ter a oportunidade de ingressar nas universidades graças a este projeto com professores capacitados, que compartilham o seu melhor conhecimento para os jovens”, disse ele, que é membro da Associação de Grêmios Estudantis de Salvador (AGES).

Conteúdos preparatórios – Os aulões virtuais acontecem todas às terças e sextas-feiras, das 16 às 17h, e prosseguem até 15 de janeiro de 2021, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, há também uma apostila por aula e a programação das próximas aulas que serão realizadas. Ainda no portal, o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB).