Estudantes de Feira de Santana vivenciam novas experiências de aprendizado durante exposição biológica

Palavras-chave:

 

Recipientes de vidro contendo diferentes espécies de animais conservados em álcool 70% como aranhas, cobras, sapos, lagartixas, ratos e outros, fizeram com que os estudantes do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, localizado em Feira de Santana, tivessem um novo olhar para a biodiversidade. Durante quatro dias em que participaram da exposição biológica "Desvendando as características morfofisiológicas dos seres acelulares e celulares (ExpoBio)", eles puderam fazer uma viagem pela Biologia Celular e os diferentes reinos de seres vivos. A atividade teve o objetivo de consolidar as aprendizagens iniciadas em 2021, com a qual os estudantes tiveram a oportunidade de trabalhar diferentes conteúdos de Biologia.

 

A ExpoBio contou com o apoio de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e dos estagiários do Programa Mais Futuro, ambos programas executados pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Eles atuaram como monitores nas seis seções temáticas: Vírus, Reino Monera, Reino Protoctista, Reino Fungi, Reino Animalia e Reino Plantae. Nas seções, foram discutidas questões como principais representantes de cada grupo; presença ou não de células; conceitos sobre organismos uni e pluricelulares; eucariontes e procariontes; heterótrofos e autótrofos; bem como tipos de reprodução.
 
O professor de Biologia e idealizador da exposição, Rafael Longuinhos, falou sobre o que motivou o projeto. “Inicialmente, ele surgiu para atender as necessidades educacionais das turmas do 2º ano do Ensino Médio ligadas aos conceitos básicos da Biologia Celular, fundamentais para um bom entendimento dos conteúdos biológicos que estão por vir. Houve uma ampliação do público-alvo na exposição e conseguimos atender estudante do 6º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental, totalizando cerca de 600 estudantes envolvidos”.
 
A estudante Ludmila Meneses, 16, 2º ano, disse que gostou muito do projeto. “A exposição de Biologia foi rica de informações necessárias para o nosso aprendizado. A ideia de aulas práticas é ótima para mudarmos a rotina, pois tivemos dinâmicas muito legais e isso despertou a vontade de nos aprofundarmos mais nos grupos temáticos expostos”.
 
Segundo o estudante Moisés Ramos, 16, 2º ano, a ExpoBio tornou o aprendizado dos assuntos mais dinâmico. “Foi uma ótima experiência e uma nova forma de estudo, porque cativou os meus interesses e me ajudou a entender os temas de forma mais divertida. Curti o formato das explicações e, também, amei o laboratório e todas as maquetes e jarras com diferentes tipos de animais que não conseguimos ver no nosso dia a dia”, revelou.

Notícias Relacionadas