Estudantes de Lauro de Freitas começam atividades remotas com aulas pela TV Kirimurê

Palavras-chave:
A Secretaria Municipal de Lauro de Freitas retomou, nesta segunda-feira (1°) as atividades do ano letivo 2020, para 25 mil estudantes. A aula inaugural aconteceu por meio de uma live, que contou com a participação da secretária municipal de Educação, Vânia Galvão, representando a prefeita Moema Gramacho; de Alessandra Assis, do Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEEBA); e do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.
 
O secretário destacou a importância desta retomada das atividades em Lauro de Freitas; falou do regime de colaboração entre Estado e municípios e dos novos desafios impostos à Educação pela pandemia do novo Coronavírus; e citou o papel das famílias para evitar a evasão escolar.  “Este é um momento de luta para garantir que a evasão escolar seja a menor possível, diante da realidade que se apresenta. Mas é corajoso dizer que temos desafios, dificuldade sem tamanho, mas estamos aqui. A prefeitura e a Secretaria de Educação de Lauro de Freitas estão presentes, os professores, os coordenadores pedagógicos, os funcionários e as famílias estarão presentes. E eu quero estar presente naquilo que for possível, pois é um momento de união. Nós confiamos uns nos outros e tenho certeza de que a rede de professores de Lauro é muito competente e sensível”, afirmou. 
 
A secretária Vânia Galvão também falou sobre os desafios do ensino remoto. “Nada será fácil. O ensino remoto é uma cultura nova que está se tentando implementar no nosso município com as aulas por televisão aberta. Foi a forma que encontramos, neste momento, de fazer chegar as nossas aulas aos nossos alunos e alunas. Sei que não é nada simples, mas é uma das alternativas e vamos caminhando. O momento é difícil e devemos ter a devida sensibilidade para entender esta situação que atingiu todas as cidades deste país”, afirmou. 
 
As aulas no município serão remotas neste primeiro semestre, com conteúdo educativo transmitido pela TV Kirimurê, canal 10.3, de 1º de março até 30 de abril, como parte da programação prevista na última unidade do currículo emergencial elaborado pela Sectetaria de Educação do Município de Lauro de Freitas (SEMED) para o calendário letivo de 2020. As aulas serão transmitidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, das 14h às 17h e das 19h às 21h. 
 
Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda terão conteúdos de História e Cultura Afro-Indígena, relacionados a questões de territorialidade e identidade locais, disponibilizados pela TV Anísio Teixeira, uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado desde 2017. Em paralelo às aulas televisionadas, os estudantes receberão cadernos de atividades elaborados pela equipe da SEMED, para que as unidades escolares possam acompanhar o desenvolvimento dos alunos em relação ao conteúdo veiculado.

Notícias Relacionadas