Estudantes de Tucano promovem semana de arte com foco na cultura e na cidadania

Palavras-chave:

Estudantes do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, em Tucano,  participam da Semana de Arte Sertaneja. Nestas quarta e quinta-feira (7 e 8), eles abordam questões  sociais nas distintas linguagens artísticas, como dança, canto e teatro.

Na literatura, as atividades buscam inspiração em obras de autoras negras, como Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo, para a reflexão em torno de temas como racismo, machismo, cidadania e desigualdades sociais.

De acordo com Ademar Sousa, professor de Sociologia, as apresentações foram pensadas interligando a arte com a realidade local. “As atividades objetivam auxiliar na construção da autonomia dos estudantes em seus processos de coautorias e no protagonismo juvenil."

A professora Maria José Firmino destacou a importância da arte para a aprendizagem.  "Esperamos que as obras e as apresentações contribuam na percepção sobre os próprios contextos - do "ser/tão" -  como potencializadores de criação”.

A estudante Caroline Macedo, 19, falou sobre o engajamento da sua turma. “Em grupo, elaboramos o projeto 'Ajude um Focinho'. Fizemos rifas beneficentes para arrecadar dinheiro para comprar rações, remédios, pagar cirurgias e ajudar uma ONG de nosso município”, disse.

Notícias Relacionadas