Estudantes dialogam sobre Cinema e Ciência durante lives

Palavras-chave:
Dialogar sobre temas como Cinema e Ciência, durante o período de isolamento social por conta da pandemia do Coronavírus, nunca foi tão estimulante como está sendo agora para os estudantes do Colégio Estadual de Vila de Abrantes, localizado em Camaçari, e do Colégio Estadual Professora Noêmia Rêgo, em Salvador. Por meio de lives promovidas pelas duas unidades escolares, os estudantes trocam conhecimentos através das discussões envolvendo as temáticas com que mais se identificam.
 
Nesta sexta-feira (17), na live "Dicas de Filmes", que acontece semanalmente no Instagram (@Cevaestadual), o estudante Leonardo Leandro, 17, 3º ano, e o professor de Literatura, Antônio Santos, do Colégio Estadual de Vila de Abrantes, dialogaram sobre a importância das trilhas sonoras dos filmes. Além disso, indicaram alguns filmes que estimulam o conhecimento e a reflexão, a exemplo de "A chegada", "A rede social", "Whiplash - em busca da perfeição", "A origem", "O código da Vinci" e "O rei leão". 
 
Para o estudante Leonardo, discutir sobre a linguagem do cinema é enriquecedor. "Uma obra cinematográfica pode abordar vários assuntos, sejam eles pouco ou muito relevantes para a sociedade. É a forma de arte que mais desafia nossos sentidos: a audição para o som, a visão para a fotografia, a interpretação para o roteiro. A gente se sente conectado com as histórias e aprendemos com elas. Discutir uma obra é importante porque desafia o nosso senso de interpretação e como contamos as nossas histórias. Eu faço recomendações de filmes porque acredito que o cinema é a forma de arte que mais conecta as pessoas". 
 
Segundo o professor Antônio, as trilhas sonoras estimulam a interpretação. "Sempre pensei na música contracenando com a história como se fosse uma personagem. Os filmes e suas trilhas sonoras são capazes de fazer com que o mundo se abra diante de todos, enriquecendo o conhecimento interpretativo também dos estudantes. As trilhas sonoras, associadas às histórias dos filmes, nos direcionam para uma intelecção singular que, em um só 'golpe', embala a nossa mente e o nosso coração". 
 
Já na live do Colégio Estadual Professora Noêmia Rêgo, realizada no canal do YouTube (CiênciArte), foram abordados temas dentro do projeto "CiênciArte", que visa estimular o trabalho científico e artístico dos estudantes, no qual também envolve o projeto "O cinema vai à escola". Nesta sexta (17), o tema foi "Série jovens inspiradores", que contou com a participação da ex-estudante do Colégio Estadual Eurides Santana,  localizado em Poções, Bruna Gonçalves, 19, que hoje cursa Geografia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A live foi mediada pelo professor de Geografia, Luciano Lopes, idealizador do CiênciArte. 
 
A estudante Bruna dialogou sobre a sua trajetória e participação nos projetos  da escola. "Foi muito bom contar sobre o projeto "As nascentes do Rio das Mulheres', com o qual participei da feira científica ESI MUNDI 2019, em Abu Dhabi. Além disso, descrevi  minha trajetória de participação em feiras de ciências, nos projetos da escola, sobre como o programa Ciência na Escola nos deu suporte. Foi um diálogo com o intuito de incentivar outros estudantes a chegarem no Ensino Superior por meio da Ciência".
 

Notícias Relacionadas