Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Estudantes dialogam sobre Cinema e Ciência durante lives
Estudantes dialogam sobre Cinema e Ciência durante lives
Nesta sexta-feira (17), na live "Dicas de Filmes", que acontece semanalmente no Instagram (@Cevaestadual), o estudante Leonardo Leandro, 17, 3º ano, e o professor de Literatura, Antônio Santos, do Colégio Estadual de Vila de Abrantes, dialogaram sobre a importância das trilhas sonoras dos filmes. Além disso, indicaram alguns filmes que estimulam o conhecimento e a reflexão, a exemplo de "A chegada", "A rede social", "Whiplash - em busca da perfeição", "A origem", "O código da Vinci" e "O rei leão".
Para o estudante Leonardo, discutir sobre a linguagem do cinema é enriquecedor. "Uma obra cinematográfica pode abordar vários assuntos, sejam eles pouco ou muito relevantes para a sociedade. É a forma de arte que mais desafia nossos sentidos: a audição para o som, a visão para a fotografia, a interpretação para o roteiro. A gente se sente conectado com as histórias e aprendemos com elas. Discutir uma obra é importante porque desafia o nosso senso de interpretação e como contamos as nossas histórias. Eu faço recomendações de filmes porque acredito que o cinema é a forma de arte que mais conecta as pessoas".
Segundo o professor Antônio, as trilhas sonoras estimulam a interpretação. "Sempre pensei na música contracenando com a história como se fosse uma personagem. Os filmes e suas trilhas sonoras são capazes de fazer com que o mundo se abra diante de todos, enriquecendo o conhecimento interpretativo também dos estudantes. As trilhas sonoras, associadas às histórias dos filmes, nos direcionam para uma intelecção singular que, em um só 'golpe', embala a nossa mente e o nosso coração".
Já na live do Colégio Estadual Professora Noêmia Rêgo, realizada no canal do YouTube (CiênciArte), foram abordados temas dentro do projeto "CiênciArte", que visa estimular o trabalho científico e artístico dos estudantes, no qual também envolve o projeto "O cinema vai à escola". Nesta sexta (17), o tema foi "Série jovens inspiradores", que contou com a participação da ex-estudante do Colégio Estadual Eurides Santana, localizado em Poções, Bruna Gonçalves, 19, que hoje cursa Geografia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A live foi mediada pelo professor de Geografia, Luciano Lopes, idealizador do CiênciArte.
A estudante Bruna dialogou sobre a sua trajetória e participação nos projetos da escola. "Foi muito bom contar sobre o projeto "As nascentes do Rio das Mulheres', com o qual participei da feira científica ESI MUNDI 2019, em Abu Dhabi. Além disso, descrevi minha trajetória de participação em feiras de ciências, nos projetos da escola, sobre como o programa Ciência na Escola nos deu suporte. Foi um diálogo com o intuito de incentivar outros estudantes a chegarem no Ensino Superior por meio da Ciência".
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira