Estudantes do Centro Noturno de Educação participam dos projetos de arte e cultura

Foto: arquivo pessoal

Os estudantes do Centro Noturno de Educação da Bahia Maria Felipa de Oliveira (Ceneb), no bairro da Caixa D’água, em Salvador, participaram nesta sexta-feira (14/08), da etapa escolar do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), da Mostra de Artes Visuais Estudantis (AVE), da Mostra de Vídeos Estudantis (Prove), da Mostra de Dança Estudantil (Dance) e da Mostra de Canto Coral Estudantil (Encante). As atividades visam às etapas regionais dos projetos de arte e cultura, por Núcleo Regional da Educação, e à participação no Encontro Estudantil, em novembro, na Itaipava Arena Fonte Nova.

“Toda a equipe está de parabéns pelo trabalho que vem realizando", estudante José Orlando

Os Centros Noturnos de Educação da Bahia (Ceneb) atendem, especialmente, a estudantes trabalhadores do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional, com a proposta pedagógica pautada em três dimensões: mundo do trabalho, ciência e tecnologia e arte e cultura. O objetivo é melhorar a qualidade e diversificar o ensino noturno na rede estadual. Dona Lúcia Maria dos Santos Reis, 58 anos, cursa o 1º ano do ensino médio no Ceneb. Ela ficou entusiasmada com os projetos. “No início do ano, quase deixei de estudar. Com a participação nos projetos, me senti respeitada e confiante. Gosto de fazer poesias e quero continuar participando do Coral do Ceneb”, ressalta.

O tema dos projetos foi ‘Valores’. Com base nisto, os alunos elaboraram um vídeo para o Prove sobre o trabalho que o Ceneb Maria Felipa de Oliveira vem realizando e como os projetos estruturantes estão mudando positivamente as suas vidas. “Toda a equipe está de parabéns pelo trabalho que vem realizando aqui na escola. Os alunos estão se sentindo valorizados", afirma José Orlando, aluno da EJA, Eixo VII.

“Nosso diferencial é trabalhar a valorização do estudante", gestora Patrícia Andrade do Carmo

De acordo com a gestora da unidade educativa, Patrícia Andrade do Carmo, os estudantes se empenharam e mostraram toda a criatividade nas apresentações. “Nosso diferencial é trabalhar a valorização do estudante, elevando a sua autoestima, motivação e, consequentemente, o seu desempenho escolar”, destaca.

Encontro Estudantil
Neste ano, a Secretaria da Educação realiza a culminância dos Projetos Artísticos e Culturais, durante o 4º Encontro Estudantil: ciência, arte, esporte e cultura, previsto para os dias 18, 19 e 20 de novembro, na Itaipava Arena Fonte Nova.  As criações estudantis serão apresentadas no 8º Festival Anual da Canção Estudantil (Face), 8ª Mostra de Artes Visuais Estudantis (AVE), 7º Sarau do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), 4ª Mostra das Aventuras Patrimoniais (EPA), 3ª Mostra de Vídeos Estudantis (Prove), 2ª Mostra de Dança Estudantil (Dance) e a Mostra de Canto Coral Estudantil (Encante). O Encontro Estudantil também contempla os Jogos Estudantis da Rede Pública, a Feira de Ciência e de Matemática, a Mostra da Educação Profissional, além de experiências desenvolvidas no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, pela Rede Anísio Teixeira e o Programa Todos pela Alfabetização (Topa).