Estudantes do Cetep do Recôncavo retornam às aulas

O movimento de volta às aulas na rede estadual chegou ao Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo, no município de Santo Antônio de Jesus. A unidade com 1.100 estudantes nos cursos de Segurança do Trabalho, Logística, Técnico em Enfermagem e Agropecuária é uma das 1.203 unidades escolares da rede estadual em funcionamento nesta terça-feira (24/07).

O retorno das aulas no Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo foi comemorado pelos estudantes. “Voltamos com tudo. As atividades foram retomadas, o colégio agora está oferencendo algumas oficinas novas, como a de primeiros socorros, com teoria e prática. Está tudo tranquilo, todo mundo entendendo o assunto”, revela Edson dos Santos, aluno do 3º ano do curso técnico de Enfermagem.

Na Diretoria Regional de Educação (Direc) de Santo Antônio de Jesus, que abrange 12 municípios e concentra 26 unidades escolares,  apenas cinco escolas permanecem paralisadas. “O CETEP cumpre um papel muito importante para a formação de mão de obra aqui na nossa região. Uma série de projetos voltam a ganhar vida com a volta às aulas no Centro. Os calendários de reposição estão sendo elaborados e os estudantes não devem perder em qualidade de ensino”, disse Clovis Santos, diretor da Direc.

Novo calendário - Os calendários de reposição das escolas que retornam às atividades estão sendo aprovados pelos colegiados escolares das unidades e validados pelas Diretorias Regionais de Educação (Direc). A Secretaria da Educação do Estado da Bahia  garante o cumprimento do ano letivo mesmo para as escolas que ainda permanecem paralisadas.  A orientação é que se utilize os sábados deste ano e o mês de janeiro de 2013 e, se necessário, o mês de fevereiro para fazer a reposição de aulas.

Na terça-feira 24/07, 1.203 unidades estão em funcionamento, das 1.411 que compõem a rede estadual, o que representa mais 85% das escolas estaduais. Além disso, os dados da Secretaria confirmam que a paralisação dos professores está concentrada em Salvador. Das 208 escolas que prenamencem paralisadas, 156 estão localizadas na capital baiana. Mais 853 mil estudantes estão com aulas em todo o Estado.