Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes e comunidade são beneficiados com serviços no Dia D da Saúde na Escola Parque
Para os estudantes das unidades do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, localizados em Salvador, nesta terça-feira (7) foi dedicada à promoção da saúde e bem-estar. Eles tiveram a oportunidade de utilizar serviços como teste de glicemia, avaliação nutricional e outros, no evento aberto ao público chamado Dia D da Saúde, realizado na Escola Parque, no bairro da Caixa D’Água.
Nos corredores da escola foram montados estandes de serviços disponibilizados por outras unidades de ensino da rede estadual e de instituições parceiras, a exemplo do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), que abordou sobre o Projeto Trânsito Cidadão, reforçando a educação para o trânsito. Além disso, estudantes universitários de instituições como a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), dentre outras, também prestaram atendimento.
Os estudantes dos cursos técnicos de nível médio da área de Saúde, como Enfermagem e Nutrição e Dietética, do Centro Estadual de Educação Profissional Anísio Teixeira, colocaram em prática as vivências do curso executando serviços importantes, como aferição de pressão arterial, pesagem, teste de glicemia, avaliação nutricional e orientações sobre vida saudável.
Este é o caso de Karen Pinho, 17, do curso técnico de nível médio em Enfermagem. “É muito bom aprender na prática e, também, ajudar outras pessoas, pois muitas delas demoram de ir ao médico e aqui elas podem ser beneficiadas com serviços gratuitos e essenciais para a saúde. Através de um teste simples, como o de glicemia, podemos prevenir as pessoas para que não venham a ter algum problema mais grave de saúde”, explica a estudante.
Dona Iraildes de Souza, 74, aluna das oficinas de Informática e Ginástica da Escola Parque, não pensou duas vezes em visitar os estantes. “Gostei muito de saber como está meu peso, pressão e também aproveitei para fazer o teste de glicemia. Os estudantes estão de parabéns porque me atenderam muito bem e de forma rápida”.
No estande de Plantas Medicinais do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Classe II, os estudantes informaram aos visitantes sobre os benefícios de plantas e ervas naturais benéficas à saúde. Algumas folhas estavam em exposição como o boldo, que serve para dor de barriga; a aroeira, que tem ação anti-inflamatória; a babosa, que traz vários benefícios ao cabelo e a folha da manga, que pode ser usada para dor no estômago, tuberculose, febre e verminose. Além de conhecer as folhas de perto, os visitantes puderam degustar vários tipos de chás.
A estudante Jéssica Ferreira, 12, do 7º ano, afirma que pesquisou muito em sala de aula sobre as plantas e seus benefícios. “Estamos mostrando para as pessoas que elas podem utilizar ervas e plantas para tratar alguns problemas de saúde de forma natural, sem precisar gastar com remédios de farmácia. Além de informar os nomes científicos das plantas, também ensinamos as formas corretas de como se fazer cada chá, com as quantidades de folhas e águas adequadas”, destaca.
Para a sua professora de Ciências, Debora Freitas Silva, este contado dos alunos com o público é muito importante. “Eles aprendem na escola e se tornam multiplicadores de informações que vão ser muito úteis para o dia a dia. As pessoas não deveriam tomar tantos medicamentos e, sim, passar a utilizar mais as plantas medicinais porque são muito eficazes”, informa a educadora.
De acordo com o diretor da Escola Parque, Gedean Ribeiro, a iniciativa tem o objetivo de integrar a escola com a comunidade. “Através de eventos como este, percebemos o quanto a comunidade valoriza este espaço no sentido de visitar e reconhecer as ações que a escola realiza e oferece em benefício de todos, seja estudante ou visitante local”, destaca o gestor.
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores