Estudantes e comunidade são beneficiados com serviços no Dia D da Saúde na Escola Parque

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Para os estudantes das unidades do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, localizados em Salvador, nesta terça-feira (7) foi dedicada à promoção da saúde e bem-estar. Eles tiveram a oportunidade de utilizar serviços como teste de glicemia, avaliação nutricional e outros, no evento aberto ao público chamado Dia D da Saúde, realizado na Escola Parque, no bairro da Caixa D’Água.

Nos corredores da escola foram montados estandes de serviços disponibilizados por outras unidades de ensino da rede estadual e de instituições parceiras, a exemplo do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), que abordou sobre o Projeto Trânsito Cidadão, reforçando a educação para o trânsito. Além disso, estudantes universitários de instituições como a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Salgado de Oliveira (Universo),  dentre outras, também prestaram atendimento.

Os estudantes dos cursos técnicos de nível médio da área de Saúde, como Enfermagem e Nutrição e Dietética, do Centro Estadual de Educação Profissional Anísio Teixeira, colocaram em prática as vivências do curso executando serviços importantes, como aferição de pressão arterial, pesagem, teste de glicemia, avaliação nutricional e orientações sobre vida saudável.

Este é o caso de Karen Pinho, 17, do curso técnico de nível médio em Enfermagem. “É muito bom aprender na prática e, também, ajudar outras pessoas, pois muitas delas demoram de ir ao médico e aqui elas podem ser beneficiadas com serviços gratuitos e essenciais para a saúde. Através de um teste simples, como o de glicemia, podemos prevenir as pessoas para que não venham a ter algum problema mais grave de saúde”, explica a estudante.

Dona Iraildes de Souza, 74, aluna das oficinas de Informática e Ginástica da Escola Parque, não pensou duas vezes em visitar os estantes. “Gostei muito de saber como está meu peso, pressão e também aproveitei para fazer o teste de glicemia. Os estudantes estão de parabéns porque me atenderam muito bem e de forma rápida”.

No estande de Plantas Medicinais do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Classe II, os estudantes informaram aos visitantes sobre os benefícios de plantas e ervas naturais benéficas à saúde. Algumas folhas estavam em exposição como o boldo, que serve para dor de barriga; a aroeira, que tem ação anti-inflamatória; a babosa, que traz vários benefícios ao cabelo e a folha da manga, que pode ser usada para dor no estômago, tuberculose, febre e verminose. Além de conhecer as folhas de perto, os visitantes puderam degustar vários tipos de chás.

A estudante Jéssica Ferreira, 12, do 7º ano, afirma que pesquisou muito em sala de aula sobre as plantas e seus benefícios. “Estamos mostrando para as pessoas que elas podem utilizar ervas e plantas para tratar alguns problemas de saúde de forma natural, sem precisar gastar com remédios de farmácia. Além de informar os nomes científicos das plantas, também ensinamos as formas corretas de como se fazer cada chá, com as quantidades de folhas e águas adequadas”, destaca.

Para a sua professora de Ciências, Debora Freitas Silva, este contado dos alunos com o público é muito importante. “Eles aprendem na escola e se tornam multiplicadores de informações que vão ser muito úteis para o dia a dia. As pessoas não deveriam tomar tantos medicamentos e, sim, passar a utilizar mais as plantas medicinais porque são muito eficazes”, informa a educadora.

De acordo com o diretor da Escola Parque, Gedean Ribeiro, a iniciativa tem o objetivo de integrar a escola com a comunidade. “Através de eventos como este, percebemos o quanto a comunidade valoriza este espaço no sentido de visitar e reconhecer as ações que a escola realiza e oferece em benefício de todos, seja estudante ou visitante local”, destaca o gestor.