Estudantes e gestores participam de Oficina do Encante

Diretores e estudantes participaram, nesta terça-feira (28/10), durante o 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola – ciência, arte, esporte e cultura, da Oficina do Encante, projeto que incentiva a criação de corais estudantis nas escolas da rede estadual de ensino. A atividade tem o objetivo de apresentar orientações para formar e gerir os grupos musicais.

Oficina Encante - Geraldo Carvalho - Ascom
Com cinco anos, o projeto vem chamando cada vez mais a atenção dos gestores escolares. “Estamos ampliando o projeto para darmos condição para que as escolas trabalhem com a educação musical”, explica a coordenadora da oficina, Vanea Mércia. Ela ainda destaca a preocupação do Estado em seguir as determinações da Lei n. 11.769/2008, que obriga a inclusão da música no currículo escolar. “O projeto também aborda o contexto de convivência do estudante, suas origens e cidade em que mora”, diz.

A diretora Maristela Menezes, do Colégio Estadual Úrsula Catarino, em Salvador, fala dos benefícios da implantação do coral na unidade escolar. “Os alunos ficaram muito animados com a criação do coral. Hoje temos 78 participantes que se revezam,” conta. A estudante da escola, Evelyn Gonçalves, 11 anos, destaca a sua participação no projeto. “Tenho o sonho de ser cantora e no coral aprendemos muitas técnicas legais”, ressalta. E continua: “Essa iniciativa também ajuda no nosso desempenho em sala de aula porque, para participar, temos que tirar boas notas. Eu não vou querer ficar de fora”, finaliza.