Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes e professores da rede estadual participam de formação de iniciação científica na Educação Básica
Estudantes e professores da rede estadual participaram, nesta quinta-feira (27), do minicurso “Pesquisa e inovação: metodologias ativas para o desenvolvimento de projetos científicos na Educação Básica”, promovido pela Programa Ciência na Escola, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC. A atividade de formação, realizada virtualmente, teve como objetivo fomentar e instrumentalizar os alunos que desenvolvem projetos de investigação científica nas escolas. Nos próximos dias 10, 17 e 22 de junho serão realizados três novos minicursos para o público-alvo.
A coordenadora do Programa Ciência na Escola, Patrícia Oliveira, falou sobre a importância do minicurso, especialmente para os estudantes que vão participar da 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), que está com as inscrições abertas até o dia 2 de julho, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), e será realizada, em formado virtual, de 25 a 29 de outubro. “A oficina foi bastante interativa e trouxe temas geradores relacionados à Ciência, de forma transversal e interdisciplinar. E a FECIBA é uma grande oportunidade para eles mostrarem as suas práticas desenvolvidas ao longo do ano”, disse a gestora.
O professor convidado, Fabiano Zuin Antonio, falou sobre iniciação científica dentro de uma proposta voltada mais para as metodologias ativas, visando o aprimoramento na realização dos projetos de iniciação científica. “A ideia foi trazer insights e iniciativas que contribuam para que os estudantes desenvolvam melhor as suas práticas em sala de aula referentes aos seus projetos científicos".
Empolgados, os estudantes falaram, no final do minicurso, sobre a atividade. “O minicurso foi uma experiência maravilhosa. Quero aproveitar para parabenizar os professores que nos orientam a realizar projetos que são muito úteis para a sociedade”, disse Maria Denise Sousa. E Fabrício Silva complementou: “Aprendi muito aqui nesta oficina, principalmente no quesito proatividade. Temos que sair da nossa zona de conforto para buscar sempre novidades interessante a todos”.
Sobre o Ciência na Escola – O programa Ciência na Escola fomenta a Educação Científica na Educação Básica, por meio de uma tecnologia educacional que possibilita o desenvolvimento profissional do professor e a formação do estudante crítico, criativo, autônomo e capaz de protagonizar o seu processo de aprendizagem, considerando os paradigmas emergentes, o território educador, a dialogicidade, o ensino e a pesquisa científica como referências para a consolidação de uma rede colaborativa na perspectiva de inovação educacional e tecnológica.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira