Estudantes e professores da rede estadual participam de oficinas de audiovisual na Escola Parque

Professores e estudantes das escolas que compõem o Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque se reuniram na unidade, localizada no bairro da Caixa D’água, nesta segunda-feira (26/05), para a abertura das atividades do primeiro módulo do projeto Tela Brasil em Salvador. A escola foi contemplada com a realização de oficinas de formação e capacitação em audiovisual oferecidas pelo projeto nacional. A atividade é uma iniciativa da Fundação Telefônica e acontece até quarta-feira (28/5), das 16 às 20h.

De acordo com o coordenador pedagógico das oficinas, Edu Abade, a proposta prevê um trabalho conjunto entre estudantes e professores a fim de fomentar mudanças na escola pública por meio da linguagem audiovisual. “A gente junta professor com aluno para quebrar essa concepção de que o professor é a pessoa sábia, e o aluno é que precisa adquirir conhecimento. Juntos, eles vão produzir uma coisa em comum”, declarou o coordenador. “O audiovisual é uma ferramenta transformadora, e nós estamos trazendo essas ferramentas para que estudantes possam decidir o que fazer com elas”, acrescentou Edu, informando que a experiência vem acontecendo em dez escolas brasileiras.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Para o professor de artes do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Classe II, Diego Barreto, que já desenvolve atividades utilizando a linguagem audiovisual dentro da sala de aula, a oficina é uma oportunidade de ampliar o seu conhecimento. “Acho que pode responder algumas dúvidas de como posso aprimorar as práticas audiovisuais nas minhas aulas, e explorar essa ferramenta com o pensamento na educação”.

Estudante do 3º ano do ensino médio, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Classe IV, Caíque Santos Nascimento, 16 anos, sempre se interessou por vídeo e fotografia, e acredita que a oficina pode ajudar em futuras produções. “Já participei de oficina de vídeo na escola, e agora procurei essa oficina porque quero ser publicitário. Acredito que esse conhecimento vai me ajudar bastante”.

Segundo a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Nide Nobre, a proposta das oficinas está alinhada aos projetos de arte e cultura que já são desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado. “Nós já trabalhamos com várias linguagens artísticas, inclusive a audiovisual, através do projeto Produções de Vídeos Estudantis (Prove), que revela uma juventude antenada e com um grande potencial criativo para esse tipo de produção”. Os conteúdos são difundidos pela TV Anísio Teixeira, TVE e redes sociais.

A oficina visa, também, ao desenvolvimento de programas educacionais relacionados à produção cultural e audiovisual brasileiras de curtas- metragens, estimulando, assim, a utilização da linguagem cinematográfica nos contextos escolares como ferramenta de ensino e de aprendizagem, com base na produção de vídeo, roteiro, direção e edição.

O trabalho será realizado em dois módulos, compostos de aulas teóricas e práticas estruturadas, contemplando quatro eixos temáticos: Cineclube, Núcleo de Produção Digital, Escolinha de Cinema e Coletivo Tela Brasil. Durante a oficina, serão produzidos três curtas-metragens por escola participante para a consolidação do processo de aprendizagem nessa área de conhecimento. A formação envolve, também, noções básicas de cinema-documentário, para a reflexão sobre as possibilidades narrativas e estéticas da linguagem audiovisual.