Estudantes estão mobilizados no combate ao Aedes aegypti

A luta contra o combate ao mosquito Aedes aegypti é permanente nas escolas estaduais. Por meio de diferentes ações pedagógicas, os estudantes alertam a comunidade local sobre como prevenir e combater o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Motivados pela campanha desencadeada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, os colégios estaduais Professora Luzia de Freitas e Silva, no município de Campo Formoso, Wilson Lins, em Valente, o Colégio Estadual de Junco, no município de Jacobina, o Colégio Estadual Democrático Líbia Tinoco Melo, em Teofilândia, a Escola Estadual Luiz Viana Neto, em Ubatã, e o Centro de Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Saúde Adélia Teixeira, em Vitória da Conquista, também vêm realizando atividades educativas no espaço escolar e na comunidade.

No Colégio Estadual Professora Luzia de Freitas e Silva, os estudantes confeccionaram cartazes, panfletos e banners informativos para distribuição nas escolas, postos de saúde, comércios e praças da cidade e de mais sete localidades circunvizinhas. A ação interdisciplinar reúne os professores de Matemática, Redação e Língua Portuguesa que acompanham os estudantes no trabalho de produção dos textos, na produção da arte dos materiais impressos e na distribuição.

Fotos: Acervo pessoal
Além dos panfletos, os estudantes produziram cartilhas, fizeram roda de leitura em creches e apresentações para levar informações de forma lúdica. “A recepção das crianças foi ótima, eles prestaram bastante atenção e interagiram com a gente. Acredito que eles vão levar o que aprenderam para casa, as crianças têm capacidade de influenciar ao falarem aquilo que aprenderam”, diz o estudante Elvis Gama de Souza, 16 anos.

De acordo com a aluna, Alessandra Bernardino, 16, a campanha também foi motivada pelo número de casos de zica, chikungunya e dengue na cidade. “A cidade teve muitos casos dessas doenças, além de ter registro de um caso de microcefalia. Ficamos preocupados com isso, por isso nos empenhamos”, ressalta. O estudante, Márcio Venícius da Silva, 16, acrescenta. “Na minha família teve casos de zika e aproveitei para levar informações do que aprendemos para eles”. Thaísa Costa, 16, alerta para a prevenção do mosquito. “São doenças sérias e as pessoas precisam estar bem informadas”.

No Colégio Estadual de Junco, localizado no Distrito de Junco, os estudantes utilizaram cartazes, panfletos e coreografias para atrair a atenção da população sobre o mosquito. “As pessoas estão informadas, mas acredito que nosso trabalho surte efeito porque reforça e internaliza nas pessoas as informações que já têm”, declara gestora da unidade, Ana Lúcia Teixeira.

ProEMI – Com o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), cujo objetivo é fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras, os estudantes do Colégio Estadual Wilson Lins, aproveitaram as oficinas de Iniciação Científica para realizar diversas atividades com a temática de combate ao mosquito e prevenção das doenças. Com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde de Valente, os estudantes elaboraram armadilhas e repelentes que foram distribuídos para os moradores e nos comércios da cidade.

A campanha também fez parte da programação de aniversário da unidade escolar, que completou 68 anos de fundação no mês de abril. “Fizemos uma passeata pelas ruas com cartazes que fez parte da programação do aniversário da escola. Acredito que as nossas ações repercutem na cidade pela importância do colégio, o primeiro do município e pelos projetos desenvolvidos na área de ciência”, afirma o gestor da unidade, Adaltro José Araújo.