Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes mostram experiências no FBEA
Estudantes da rede estadual de educação apresentam experimentos inovadores no VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, que segue até sábado (31/03) no Centro de Convenções, em Salvador. As experiências estão disponíveis para visitação durante o Fórum no estande da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que, neste ano, ampliou e diversificou as ações de educação ambiental para todas as unidades da rede.
Entre os destaques do estande, está uma casa ecológica construída com quatro mil garrafas pet por estudantes do curso técnico em edificações do Centro Territorial de Educação Profissional do Semiárido Nordeste II, em Ribeira do Pombal. Antes de colocar o projeto em prática, os estudantes pesquisaram modelos de casas sustentáveis e, a partir daí, fizeram a sua versão.
Eles usaram esquadrias reaproveitadas de obras de demolição, telhado ecológico feito com fibras vegetais, impermeabilizado por betume e resinas especiais, visando ter baixa absorção de calor para a casa e isolamento térmico. Já as garrafas pet de 2,5 litros com areia foram utilizadas para a fundação e as de 2 litros, no lugar de blocos para levantar a alvenaria.
“Mobilizamos toda a população para arrecadarmos as garrafas”, conta a estudante Thainá Alves, 17 anos, aluna do 3º ano do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Com 9 metros quadrados, a casa atualmente funciona como escritório do grêmio estudantil da unidade. Mas os estudantes têm novos projetos para ela. “Queremos aprimorar a estabilidade da casa para que elas sejam uma alternativa de casas populares”, acrescenta Thainá.
Estudantes baianos são premiados no Febrace
Economia – Ao lado dela, a colega Damiana Maria de Oliveira, 19 anos, destaca que uma casa sustentável como essa, além de ser ecológica, ainda garante uma economia de 40% a 60%, em relação ao custo de uma convencional. “O projeto nos deu espaço para colocar em prática conhecimentos teóricos aprendidos nas aulas. Além disso, estamos ajudando a reduzir o impacto das garrafas pet nos aterros sanitários”, diz Damiana.
O espaço também conta com experimentos de estudantes que também premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), neste mês, na Universidade de São Paulo (USP), e com obras de arte relacionadas à temática elaboradas no projeto Artes Visuais Estudantis (AVE).
Além disso, um grupo de 220 professores da rede estadual recebeu isenção na inscrição para o fórum e participa integralmente do evento, que tem como tema Educação Ambiental: Rumo à Rio +20 e às Sociedades Sustentáveis, destacando a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, que acontece em junho no Rio de Janeiro. A iniciativa também marca o lançamento da Política de Educação Ambiental do Estado, que aconteceu na quinta-feira (29/03).
Trabalho nas escolas – Em 2012, a Secretaria da Educação ampliou as ações de educação ambiental para 100% das escolas da rede estadual. “A educação ambiental – como parte do currículo da educação básica – vem sendo promovida de forma articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo. A temática é inserida nas diversas disciplinas do currículo, considerando sua importância para a formação cidadã dos estudantes”, disse Amélia Maraux, superintendente de Educação Básica da Secretaria da Educação.
Para atender à demanda, a Secretaria da Educação desenvolve iniciativas estratégicas na área, como os projetos Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola, Educomunicação e Uso Racional de Água e Energia na Escola (este último, em parceria com a Teclim/Ufba), além da participação em ações e programas em parceria com outras instituições e em fóruns para construção, de forma coletiva, de propostas no campo da Educação Ambiental.
Além disso, a Secretaria promove formação em Educação Ambiental para professores, gestores e estudantes-monitores, que, após a capacitação, assumem a responsabilidade pela disseminação do conhecimento junto à comunidade escolar em todas as unidades da rede estadual.
Notícias Relacionadas
-
Terceiro encontro das equipes técnicas aborda (re)planejamento a partir dos resultados das avaliações externas
-
Estão abertas inscrições para 1ª Corrida e Caminhada da Educação em Movimento do Estado da Bahia
-
Aulão Territorial em Amargosa prepara estudantes para o Enem 2024
-
Servidores da Educação participam de campanha de doação de sangue
-
Secretaria abre inscrições para formação sobre ‘Altas habilidades/Superdotação e estratégias educacionais’
-
Estado seleciona 1.624 profissionais voltados à Educação Especial
-
Feira de iniciação científica internacional premia estudantes da rede estadual