Estudantes participam da primeira edição do ENEM Digital

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) realizou, neste domingo(31), a primeira edição do ENEM no formato digital. A avaliação, que ainda está em teste, foi aplicada em todo o território nacional, porém para um número limitado de participantes. Apesar de on-line, a prova precisa ser realizada em laboratórios estipulados pelo INEP e a redação continua sendo realizada no formato tradicional. Os pontos obtidos na avaliação podem ser usados para concorrer a vagas no Ensino Superior.

No Brasil, a prova foi aplicada em 104 municípios, utilizando 4.053 laboratórios. Na Bahia, o ENEM digital aconteceu em três municípios, dividindo os participantes em 161 laboratórios. Dos 2.958 inscritos, 1.033 compareceram no primeiro dia de avaliação. O segundo dia de prova será no próximo domingo, nos mesmos horário e local da prova anterior.

De acordo com Rayane Victoria Marques, 18 anos, o sistema gerou um atraso para o início da prova, porém tem a vantagem de ser intuitivo. “A plataforma é fácil de acessar, achei mais tranquilo. Tem também opções legais, como salvar a questão e marcar algo que ache interessante”. Ivana Santana, 17 anos, também gostou do formato. “O acesso foi simples e as questões também. A prova foi prática, estou confiante em uma pontuação boa e cursar Medicina Veterinária ou Psicologia”.

Lucia Graciete Fraga de Brito, gestora do Colégio Estadual Góes Calmon, em Salvador, comenta que as provas ocorreram conforme o previsto. “A escola está adaptada para a volta dos alunos, então nosso espaço passou por poucas intervenções. Mantivemos o afastamento das máquinas, pias com água e sabão, tapetes sanitizantes e dispensadores de álcool em gel. É um formato diferente,  aqui não houve dificuldade com as máquinas, mas está cedo para avaliar, vamos aguardar as próximas edições”, disse a gestora.