Estudantes participam de capacitação na área de tecnologia e na mediação de conflitos

Estudantes do Colégio Estadual Hermano Gouveia Neto, em Lauro de Freitas, estão participando de oficinas de qualificação profissional na área de tecnologia e mediação de conflitos. Implantado há dois anos, o projeto é desenvolvido em parceria com a ONG Usina Digital para capacitar jovens a atuarem na própria unidade no turno diferente ao que estudam.

Agora, na escola, os estudantes ajudam os colegas na mediação dos conflitos. “Os participantes selecionados como monitores ganham uma bolsa de R$ 300,00 por mês para auxiliar na escola durante um ano”, explica a diretora Eliene dos Santos.

"Posso contribuir para melhorar as relações pessoais dentro da escola", estudante Ana Beatriz Cunha

A estudante do 3º ano, Ana Beatriz Cunha, participou de uma capacitação de seis meses, em 2014, e atualmente está como mediadora de conflitos. “Passei pelas oficinas e me identifiquei como mediadora, pois posso contribuir para melhorar as relações pessoais dentro da escola”, diz. A estudante ainda conta porque resolveu integrar o projeto. “Acompanhei a participação de colegas que melhoraram muito a sua postura pessoal, profissional e ética. E isso me fez procurar uma vaga”, ressaltou.

Como parte da implantação do projeto, o colégio recebeu computadores doados para instalação no laboratório de informática, sala de professores e secretaria, além de TV´s e Wi-fi. A manutenção, assistência e suporte aos professores são realizados pelos alunos monitores.