Estudantes participam de gincana de férias no novo colégio no bairro de São Cristóvão

Fotos: Claudionor Jr. / SECBA

Os estudantes do Colégio Estadual em Tempo Integral Pedro Paulo Marques e Marques, localizado no bairro de São Cristóvão, em Salvador, iniciaram, nesta segunda-feira (9), a 1ª Gincana de Férias da unidade escolar, que segue até o dia 23 de janeiro com diferentes atividades esportivas e culturais. A iniciativa visa ocupar de forma lúdica o tempo ocioso dos estudantes durante as férias escolares e promover a integração da comunidade escolar.

Durante a gincana, os estudantes chegam às 7h40, tomam café da manhã e participam das atividades, de boxe, capoeira, jiu-jitsu, baleado, futebol, basquete, vôlei, corrida, ensaios de dança e música e exibição de filmes educativos, das 9h às 17h, com intervalo para o almoço, às 12h. As equipes estão organizadas por camisas coloridas.

A estudante Gabriella de Jesus, 11, que irá cursar o 7º ano, está empolgada. “Estou gostando muito de participar da gincana e continuar na escola durante as férias. Minha mãe achou essa iniciativa do colégio o máximo, pois estamos ocupando o nosso tempo com diversão e novos aprendizados”, relatou.

Para o estudante Carlos Asafe, 15, que concluiu o 1º ano no Colégio Estadual 15 de Novembro e fará o 2º ano na nova unidade escolar, a atividade está servindo para fazer novos amigos. “A gincana está servindo como fonte de lazer e aprendizado, pois estamos praticando vários esportes. Além disso, já estou me enturmando com os outros estudantes antes das aulas começarem. Não vejo a hora de estudar aqui”, disse, empolgado.

Estrutura - A nova unidade escolar em tempo integral foi inaugurada no dia 8 de novembro de 2022 e teve investimento de R$ 28,5 milhões do Governo da Bahia. A estrutura é composta por 34 salas de aula, entre as quais estão uma sala de música, uma multifuncional e outras duas para jogos e lutas. O colégio conta, ainda, com laboratórios de Física, Química, Informática e Biologia, além de biblioteca, refeitório, auditório, campo society, quadra poliesportiva coberta com arquibancada, piscina semiolímpica e horta. A entrega faz parte dos mais de R$ 5 bilhões que estão sendo investidos pelo governo do Estado em obras de requalificação da rede física escolar e que visam ações que ampliam a relação da escola com a comunidade.