Estudantes participam de oficina para combater o Aedes aegypti

Foto: Claudionor Jr. (Ascom/Educação)

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia vem estimulando as escolas da rede estadual a desenvolverem atividades de promoção à saúde envolvendo toda a comunidade escolar. Uma delas é realização de uma oficina formativa de combate ao Aedes Aegypti, que acontece nesta terça-feira (05), às 13h30, no Colégio Estadual Raymundo Matta, localizado no bairro do Lobato, no subúrbio ferroviário de Salvador. A atividade marca o início das comemorações ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 07 de abril, e terá a participação de estudantes e professores de outros três colégios da localidade.

De acordo com o coordenador de Educação Ambiental, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Fábio Barbosa, a região foi escolhida devido ao elevado índice de infestação predial do mosquito. As unidades escolares Doutor Ailton Pinto de Andrade, Dalva Matos e Colégio da Polícia Militar também participarão das oficinas para compor um pólo de mobilização no subúrbio ferroviário. O objetivo é que os participantes atuem como multiplicadores de informações na comunidade.

Com duração de 4h, a oficina contará com conteúdos diversos que vão desde a biologia do inseto, sintomas das doenças causadas pelo mosquito e identificação dos possíveis criadouros do vetor.  “A ideia é que as unidades escolares, a partir dessa formação, elaborem um plano de ação e consigam definir estratégias de controle e combate ao mosquito no ambiente escolar”, destaca Fábio Barbosa.

Programação - Na próxima quinta-feira (07), no Dia Mundial da Saúde, a comunidade escolar do Colégio Estadual Raymundo Matta participará de mais uma ação de mobilização contra o Aedes aegypti. São atividades como palestras, caminhada e visita a casa de moradores locais. A iniciativa é promovida pelo programa Ciência na Escola em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).