Estudantes participam dos Jogos Escolares da Bahia em diversas modalidades esportivas

Unidades de ensino da rede estadual estão promovendo competições da etapa escolar dos Jogos Escolares da Bahia (JEB). No município de Jânio Quadros, o Colégio Estadual do Campo Eraldo Tinoco realizou durante essa semana, com a participação de 335 estudantes, as competições em três modalidades: vôlei; baleado; e futsal. Já em Carinhanha, o Colégio Estadual Velho Chico, promoveu a competição de 200 alunos inscritos nas modalidades: vôlei; basquete; futsal; damas; xadrez; e handebol.

Saiba mais sobre o JEB: http://estudantes.educacao.ba.gov.br/jeb

Para a pedagoga Sara de Sá, que é coordenadora pedagógica do Colégio Estadual do Campo Eraldo Tinoco, os Jogos Escolares da Bahia contribuem para a socialização e aumentam as potencialidades dos jovens no ambiente escolar. “Todo educador reconhece a importância do esporte na vida escolar. As atividades condicionam o corpo e educam a mente de quem faz delas um hábito. Entre os vários benefícios, destaco o aumento da capacidade cognitiva do aluno, a socialização e cooperação. O JEB também tem sido um forte mecanismo de busca ativa, já que muitos alunos voltam para a escola nesse período e permanecem, sem contar no envolvimento e contato mais próximo de toda a comunidade escolar durante os jogos”.

Kauã Bonfim Sena, 17, cursa o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Velho Chico. Para o estudante que está competindo com o futsal, os jogos aliviam as tensões e melhoram o rendimento escolar. “É um momento muito importante, significa superação. Ficamos quase 2 anos sem os jogos por conta da pandemia e voltar a praticar esportes é um alívio para a mente, contribuindo para um maior rendimento escolar. É motivador”.

Do mesmo colégio, a estudante Emily Brandão, 15, disse que o esporte  estimula a frequentar a escola. “Meu time ficou em vice, mas independente do resultado, é uma vitória para todos nós. Como amo o futebol, o campeonato me motiva e sinto ainda mais vontade de ir para escola”. O estudante do Colégio Estadual do Campo Eraldo Tinoco, David Santos, participou dos jogos com futsal, vôlei e baleado e ressaltou que os jogos também são fundamentais para fortalecer as amizades. “A energia do ginásio é algo muito incrível,  ver todas as pessoas torcendo e gritando é muito bom. Além de ajudar as pessoas a esquecerem problemas, ajuda a criarmos novos vínculos e a fortalecer as relações com os amigos”.