Estudantes partipam de desfile cívico em comemoração pela Independência da Bahia

Estudantes da rede estadual de ensino do Recôncavo participam do desfile cívico em homenagem à Independência da Bahia, nesta quinta-feira (25/06), em Cachoeira, quando o Governo da Bahia é transferido, simbolicamente, para o município. O dia 25 de junho marca o início da luta pela Independência baiana, e conta, na sua programação oficial, com a apresentação de nove escolas estaduais do Recôncavo, que desfilarão, a partir das 14h, com suas fanfarras pelas ruas da cidade histórica. Participam do desfile, escolas dos municípios de Cachoeira, Maragogipe, Muritiba, São Félix, Cruz das Almas e, também, de Juazeiro, no norte do Estado.

A unidade da rede estadual Escola Paroquial Dom Antônio Monteiro, em Cachoeira, participa pela primeira vez do desfile da Independência no município. “Nossa fanfarra conta com cerca de 60 alunos, do 5º ao 9ª ano. Eles estão empolgados em participar, pela primeira vez, do desfile de 25 de junho. Acredito que é um momento de valorização do trabalho ao qual eles estão se dedicando há três meses”, informou o diretor da unidade, Hélio Vilas Boas.

A fanfarra do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Juazeiro, é organizada por Cleiton Diego, presidente da banda. Ele explica, que para este desfile, “os componentes terão fardamentos novos e vão apresentar um repertório bem diversificado, que passeia pelo estilo popular, com músicas de artistas como Djavan e Zélia Duncan”, adiantou.

"Me sinto motivado a continuar estudando música por conta deste trabalho que desenvolvemos”

O estudante Ronaldo Borges, 16 anos, que toca instrumentos de percussão na fanfarra da unidade de Juazeiro, resume a preparação da banda. “Nós preparamos um repertório novo, com músicas que ainda não tínhamos executado. Estou há três anos na fanfarra da escola, me sinto motivado a continuar estudando música por conta deste trabalho que desenvolvemos”, relatou. Felipe Araujo, 16 anos, que também faz parte do grupo tocando corneta, declara, “estamos motivados para o desfile em homenagem à Independência da Bahia. Acredito que este trabalho contribui muito para a nossa aprendizagem com o estudo da música”, afirma.

DECRETO
A cidade de Cachoeira é transformada em sede do Governo da Bahia no dia 25 de junho, para simbolizar o dia em que moradores do local iniciaram as lutas pela Independência da Bahia, cuja batalha final se deu no dia 2 de Julho. A mudança da sede do governo foi aprovada pela Lei 10.695, de 2007, e ocorre há oito anos consecutivos.

ESCOLAS PARTICIPANTES

De Cachoeira
. Colégio Estadual de Cachoeira
. Escola Edvaldo Brandão Correia