Estudantes pesquisam história e preparam desfile de carnaval

Palavras-chave:
Foto: acervo pessoal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A comunidade escolar do Colégio Estadual Bertholdo Cirilo dos Reis, em Plataforma, Subúrbio Ferroviário de Salvador, está envolvida no Projeto ‘Carnaval 2017 - a alegria e a magia da maior festa popular do planeta’. Nesta segunda-feira (20), os estudantes assistiram a uma palestra sobre o tema e ultimaram os preparativos para a culminância do projeto, que será um desfile pelas ruas do bairro, nesta terça-feira (21), com saída às 8h30, no fim de linha de São João do Cabrito.
 
Para a atividade, três temáticas estão sendo abordadas pedagogicamente em sala de aula: ‘Desfile Abre Alas’, no turno matutino; Baile de Carnaval, no vespertino, e Carnaval na linha do tempo, no noturno. O projeto, explica o professor de Química e vice-diretor do noturno Renato Bispo, tem o objetivo geral de fortalecer a relação interpessoal e social entre alunos, professores e gestores e a comunidade do entorno. “A proposta do trabalho é, sobretudo, resgatar a história do Carnaval, desde a sua origem até os dias atuais, mostrando o valor sociocultural da festa. Para isto, os nossos estudantes pesquisaram, confeccionaram cartazes e participaram de oficinas de máscaras e fantasias, entre outras”, conta o educador.
 
Matheus Arruda, 17 anos, 4º ano do curso técnico de nível médio em Administração, revela sua empolgação com a iniciativa. “É um trabalho pedagógico protagonizado por nós mesmos e que nos despertou o interesse por conhecer mais profundamente as características culturais e sociais da maior festa popular do mundo, resgatando fatos relevantes, como a origem da festa, que foi na Europa”, revela. A participação do tradicional grupo carnavalesco ‘O Pierrot de Plataforma’ no nosso desfile, nesta terça, por exemplo, cita o aluno, “é uma forma de resgatar a nossa cultura local”.
 
O seu xará Matheus Albuquerque, 20 anos, 3º ano do Ensino Médio, também demonstra a sua empolgação com o projeto: “Estou adorando participar porque está nos dando a possibilidade de conhecer a história de Carnaval, desde a antiguidade até os nossos dias. Interessante, também, é a oportunidade de compartilhar os conhecimentos que adquirimos nas pesquisas com os nossos colegas”, diz, destacando que a evolução tecnológica do trio elétrico e o avanço das danças, da música e das vestimentas afros no Carnaval da Bahia chamaram a sua atenção, em especial.
 
Mais Carnaval
Nesta terça-feira (21) também será realizado um desfile de Carnaval na Escola Estadual Castro Alves, no bairro da Calçada, em Salvador. A partir das 9h, os alunos do 6º ao 9º ano e as turmas da Educação de Jovens e Adultos irão desfilar pela escola, em blocos, apresentando temas, músicas e ritmos relacionados à maior festa popular do mundo. Também serão apresentados paineis, máscaras carnavalescas e fantasias elaborados durante a primeira unidade, a partir de atividades interdisciplinares desenvolvidas em sala de aula.
 
O mesmo acontecerá no  Colégio Estadual Ana Bernardes, em Cajazeiras VI. Nesta terça-feira, das 9h às 12h, além do desfile na unidade escolar, haverá um cenário que reproduz o circuito do Campo Grande e pontos turísticos da cidade como o Farol da Barra e o Mercado Modelo. Os estudantes também irão realizar uma exposição de máscaras temáticas e a escolha do Rei e da Rainha do Carnaval.

Notícias Relacionadas