Estudantes, professores, pais e comunidade mobilizam escolas para eleições

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

As eleições para o colegiado escolar estão movimentando as escolas da rede estadual para as votações que acontecem entre os dias 21 e 24 de julho. Após a etapa de inscrição, os candidatos começam a mobilizar os eleitores para eleger os representantes de cada segmento: estudantes, pais e/ou responsáveis dos alunos, professores, funcionários e membros da comunidade.

Entusiasmado com a possibilidade de representar seus colegas, o estudante do 6º ano A, Lucas Lima dos Santos, 12, garante que possui muitas ideias para os dois anos de mandato. “Estou fazendo a campanha junto com amigos, além de visitar outros turnos para divulgar a eleição. Eu quero ajudar a escola dando sugestões para melhorar a educação, e também, ouvir os colegas sobre as atividades que ocorrem”, explica.

“É nítida a mudança na postura dos estudantes quando os pais acompanham seu desempenho na escola", Rita de Cássia, mãe de estudante

A mãe do estudante Erick Elias dos Reis, Rita de Cássia, faz parte do Conselho Escolar, como representante de pais, do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Classe III, no bairro de Pau Miúdo, em Salvador. Ela fala sobre a importância de a família estar próxima do filho na escola. “É nítida a mudança na postura dos estudantes quando os pais acompanham seu desempenho na escola e a iniciativa de alguns pais motiva a participação de outros”, comenta. A experiência em participar do colegiado foi tão significativa que ela se candidatou novamente, agora como representante da comunidade. “As pessoas me conhecem e acredito que tenham confiança na minha participação, por isso sempre que há reuniões com os pais conversamos para trocar experiências”, disse.

Entre os docentes, a professora de matemática, Rosemary Vasconcelos, busca representar os colegas na unidade. “A iniciativa do Colegiado é bastante válida, porque podemos estar discutindo e tomando decisões pertinentes para a melhora da escola”, concluiu.

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Educar para Transformar
O Colegiado Escolar tem o objetivo de estimular a participação de representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar em prol de uma educação pública de qualidade, conforme prevê o Eixo 5 (integração Família-Escola) do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação.