Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Estudantes realizam exposição sobre carreiras e ajudam os colegas nas escolhas profissionais
Estudantes realizam exposição sobre carreiras e ajudam os colegas nas escolhas profissionais
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Na busca por um futuro que esteja mais condizente com suas perspectivas profissionais, cerca de 300 estudantes do Colégio Estadual Edvaldo Brandão, localizado no bairro de Cajazeiras, em Salvador, estão realizando, durante três dias, o projeto Jornada das Profissões. Com abertura nesta terça-feira (1º), alunos das turmas do 3º ano do Ensino Médio e 4º ano dos cursos técnicos de nível médio em Administração e em Comércio realizam apresentações em estandes e, por meio de vídeos, sobre 25 profissões abordando as funções, história, qualidades, oportunidades, salário e mercado.
O professor e articulador de Humanas do 3º ano, Nilton da Encarnação, explica como o projeto vem beneficiando os alunos no acesso ao Ensino Superior. “Realizamos o projeto há cinco anos e vem crescendo a participação a cada edição. Inclusive percebemos um aumento no ingresso dos estudantes na universidade, chegando a 36 estudantes na avaliação de 2016”, destaca. Ele ainda explica como acontece o projeto. “Os estudantes visitam faculdades para conhecer os cursos e ter contato com os professores. Ao total foram 25 cursos indicados pelos próprios estudantes e sorteados entre as turmas. A novidade foi a produção de vídeos que devem ser assistidos por todos, além dos estandes”.
A estudante do 3º ano, Larissa Ferreira, 18 anos, que participa da equipe que mostra o curso de Matemática, fala da importância da atividade. “Mesmo não tendo um interesse inicial pela profissão, a pesquisa e o maior conhecimento sobre a atividade acabam nos preparando para tomar a decisão mais correta na escolha do nosso futuro. E o mais bacana é poder passar este conhecimento e ao mesmo tempo aprender com os colegas que ficam responsáveis por apresentar os outros cursos”, afirma.
Também empenhado na atividade, o estudante do 4º ano em Comércio, Mateus Chagas, 20, fala como a atividade ajuda a aprimorar os próprios fundamentos do curso técnico. “A profissão que estamos trabalhando é a de Fisioterapia e, por mais que pareçam dois cursos antagônicos, a ação de vender uma ideia aos nossos colegas está dentro das habilidades que desenvolvemos. Por isso, está sendo bastante proveitoso desenvolver um projeto para estimular outros colegas a conhecerem a profissão de fisioterapeuta”, conta.
Mas não é apenas em pesquisas que os alunos se aprofundaram no assunto. A influência dentro de casa também ajudou. Foi o caso da estudante do 3º ano, Beatriz Santos, 17, que teve na profissão do tio uma fonte para apresentar a Psicologia. “Foi bom ter um parente com referência, pois pudemos obter informações mais afundo. Com essa ajuda a mais, com certeza estamos preparados para tirar as dúvidas dos colegas sobre a profissão”, ressalta.
Atividades
A diretora da unidade, Firmina Azevedo, comenta que o projeto Jornada das Profissões está entre as atividades desenvolvida para motivar os estudantes a realizarem a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “O importante é mobilizar os alunos para esse momento importante de sua formação. Além do projeto, realizamos provões que preparam o estudante e sempre estamos convidando ex-alunos que hoje possuem uma profissão para incentivá-los e mostrar que eles têm todas as condições de buscar um Ensino Superior”, enfatiza.
A diretora da unidade, Firmina Azevedo, comenta que o projeto Jornada das Profissões está entre as atividades desenvolvida para motivar os estudantes a realizarem a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “O importante é mobilizar os alunos para esse momento importante de sua formação. Além do projeto, realizamos provões que preparam o estudante e sempre estamos convidando ex-alunos que hoje possuem uma profissão para incentivá-los e mostrar que eles têm todas as condições de buscar um Ensino Superior”, enfatiza.
Notícias Relacionadas
-
Participação de estudantes do CETEP Região Metropolitana na 23ª Feira Interativa de Tecnologia e Ciência Brasil, no Paraná, rende seis prêmios
-
SEC monta esquema especial para apoiar estudantes da rede estadual que farão provas do Enem 2024
-
Estudantes da rede estadual terão gratuidade no metrô para fazer as provas do Enem
-
SEC realiza exames de mamografia em apoio à campanha de prevenção ao câncer, nesta sexta-feira (1°)
-
Projeto musical destinado a estudantes da rede estadual da Bahia tem parceria com a Warner
-
Escola em Jequié recebe última Caravana Digital de 2024
-
Estudantes da rede estadual participam de aulão de revisão gratuito para o Enem, em Salvador