Estudantes realizam Feira do Conhecimento sobre culturas de diferentes povos estrangeiros

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Os estudantes do Colégio Estadual Eraldo Tinoco, no bairro Sete de Abril, passearam pelo mundo sem sair da sala de aula. Por meio da Feira do Conhecimento, realizada na sexta (14/08), eles apresentaram as culturas e histórias de 16 países, por meio da dança, da música, literatura e culinária. Os alunos também usaram recursos como cartazes, fotos, ilustrações, fitas coloridas e fantasias.

“O objetivo foi dar a oportunidade dos estudantes se organizarem para escolher os temas e organizar as apresentações. Eles foram os responsáveis pela produção e fiquei muito satisfeita com o protagonismo deles”, destaca a diretora Marlene Caldas. Para ela, “é importante trabalhar outras culturas para criar uma conscientização de respeito entre pessoas de diferentes povos”.

“A equipe pesquisou todos os aspectos da cultura do Peru", estudante Aguinaldo Oliveira

O estudante Aguinaldo Oliveira, da 8ª série, Aguinaldo Oliveira, desenvolveu uma dança baseada na tradição peruana. “A equipe pesquisou todos os aspectos da cultura do Peru. A política, religião, música, dança foram influências para concepção de todo o material apresentado”, afirmou.

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Na equipe da África do Sul, a estudante do 3º ano, Yasmin da Silva, fala sobre a literatura do país. “Estou descrevendo a cultura literária da África do Sul, citando autores, suas publicações e um pouco da história. A ideia é quebrar um pouco o preconceito que algumas pessoas têm em estigmatizar os países africanos apenas pela pobreza”, resume.

Em outra sala, o aluno Edinaldo Santos Jr., caracterizado como faraó egípcio, ressalta a importância da participação no projeto. “Acho muito divertido esse trabalho de pesquisa que tira o estudante do cotidiano da sala de aula. Além de integrar ainda os colegas que trabalham em grupo”.