Estudantes são conscientizados sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica

Palavras-chave:
Foto: divulgação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para os estudantes do Colégio Estadual Helena Celestino, localizado no bairro do IAPI, em Salvador, aprender sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica nunca foi tão divertido. Eles estão participando do “Festival Tô Ligado na Energia”, iniciativa promovida pela Coelba, por meio do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O festival tem o objetivo de ampliar os conhecimentos dos estudantes sobre a temática para que se tornem agentes multiplicadores das informações em suas comunidades.
 
No projeto, que assiste oito unidades escolares de Salvador, sendo que seis são da rede estadual de ensino, os estudantes são desafiados a executar tarefas numa espécie de gincana, com duração de um mês, envolvendo a comunidade do entorno. Além disso, também participam de oficinas de teatro, dança, percussão, música e jogos educativos.
 
A estudante Adrielle Vasconcelos, 16, do 2° ano, está animada com o festival. “Eu e alguns colegas de outras equipes participamos de um treinamento para atuarmos como blogueiros do festival e foi muito bom, porque aprendemos a publicar notícias e outras postagens nas redes sociais e blog do festival”, diz entusiasmada.
 
Quem também está participando como blogueiro é André Luiz dos Santos, 15, 9º ano. “Estamos aprendendo muitas coisas, inclusive a economizar energia e escolher produtos que contenham o selo indicativo de baixo consumo. No blog, iremos postar todas as informações sobre o festival, além dos resultados de tarefas executadas pelas esquipes”, afirma o estudante.
 
Uma das tarefas a serem executadas pelas equipes será uma coleta de resíduos sólidos para conversão de desconto na conta de energia de uma instituição de caridade da comunidade. A iniciativa faz parte do projeto Vale-luz e a instituição beneficiada é a Associação Beneficente Dom Edilberto Dinkelborg, localizada no bairro IAPI. Os estudantes têm uma semana para executar as provas, que são lançadas toda segunda-feira, até o final do festival, no dia 3 de maio.
 
Segundo a professora de Ciências e Biologia, Débora Freitas Silva, a feira está servindo de estímulo ao aprendizado dos estudantes. “Estou trabalhando o tema energia em todas as minhas turmas através de textos sobre recursos renováveis e não renováveis, experimentos científicos, abordagens sobre a energia dos alimentos e sobre energia eólica. Esta é uma forma de contextualizar os conteúdos de forma interdisciplinar visando à conscientização”, explica a educadora.
 
A culminância das atividades do festival, chamada de Dia Show, será realizada em datas específicas, em cada uma das unidades escolares participantes. O Colégio Estadual Helena Celestino é o primeiro a participar das atividades. As produções dos estudantes podem ser acompanhadas no Blog do Festival.

Notícias Relacionadas