Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Estudantes são premiadas na 19ª FEBRACE por projetos científicos de grande alcance social
Estudantes são premiadas na 19ª FEBRACE por projetos científicos de grande alcance social
Publicado em seg, 29/03/2021 - 14:34 por ascom.jornalismo
Palavras-chave:
A estudante Renata Gondim Valença, 18, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista, recebeu o Prêmio Science Champion, dado pela U.S. Agency for International Development (USAID), com o projeto “Aplicativo conexão cidade: informando e conectando pessoas aos espaços públicos da cidade", orientado pela professora Elmara de Souza. "Foi uma grande surpresa este prêmio, pois não imaginei que poderíamos ganhar algo assim. Gritamos de tanta felicidade! Foi um reconhecimento não só para o nosso projeto, que é voltado para a comunidade, mas também para o Centro Juvenil e a educação pública", comemorou Renata.
Com o projeto “Ração de baixo custo para cães abandonados em Casa Nova”, as estudantes Emily Thâmara Conceição e Íris Aparecida Silva e Rafaela Souza, do Colégio Estadual de Casa Nova, localizado em Casa Nova, receberam o Prêmio Revista InCiência. A pesquisa surgiu a partir da observação da crescente quantidade de cães circulando livremente nas ruas de Casa Nova e foi orientada pela professora Andréa Passos Araújo. "Participar da FEBRACE foi uma conquista muito grande para toda a equipe. Aprendi muito, pois foi uma troca de conhecimento para o nosso currículo acadêmico. Além disso, este prêmio é importante pelo fato de ter trazido visibilidade para a escola e a cidade", disse Emily.
O outro projeto premiado foi "Confecção de yoté, mancala e fanorona e suas relações étnico-raciais, nos ensinos de Matemática e Logística Reversa", desenvolvido pela estudante Iana Lara Nery e orientado pelas professoras Ismirna Israelle dos Santos e Isla Jemima dos Santos, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa, localizado em Catu. Elas receberam o Prêmio Marília Chaves Peixoto, do PoliGen (Grupo de Estudos de Gênero da Poli - USP).
A professora Rita de Cassia Malheiros Neto recebeu um certificado digital por ter sido selecionada como finalista do Prêmio Professor Destaque, juntamente com mais nove educadores. Ela orientou o projeto "Maniacu: história, cultura e tradição de um povo", desenvolvido pelas estudantes Janaina Trindade, Joice Vitória Brito, Gislane Oliveira e Gisele Flávia Santos, do Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia, situado no distrito de Maniacu, em Caetité. "Foi uma experiência muito significativa para minha prática pedagógica, uma vez que compartilhar minha experiência educacional, bem como aprender com os outros professores finalistas de vários estados do Brasil, é muito relevante. Vivências, experiências positivas e trocas são de suma importância para nós, professores", salientou.
Sobre a FEBRACE - A feira é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, realizada pela Universidade de São Paulo (USP), por meio de uma grande mostra de projetos. Dentre os objetivos da FEBRACE destacam-se: estimular novas vocações em Ciências e Engenharia, através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores, e aproximar as escolas públicas e privadas das universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária para uma melhor compreensão dos papéis das universidades nos setores de ensino, pesquisa, cultura e extensão.
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)