Estudantes usam música e literatura para discutir prevenção ao uso de drogas

Fotos: arquivo pessoal

Os professores e estudantes do Colégio Estadual Celina Pinho, localizado no bairro do Curuzu, em Salvador, encontraram um jeito lúdico de abordar a temática drogas. Por meio do “Caldeirão Cultural”, um espaço pedagógico e interdisciplinar, a comunidade estudantil é estimulada a discutir e refletir sobre os riscos do consumo de drogas, por meio da música, literatura e artes visuais. As ações são alinhadas com o projeto Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares da Bahia, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Micaelle Nascimento, 19 anos, 8 série, avalia a importância do projeto e diz que faz questão de participar do Caldeirão Cultural. “Me sinto bem e confortável ao expor minha opinião para os colegas e professores”. A estudante Jaqueline Oliveira, 19 anos, 3º ano, complementa: “Neste espaço, aprendemos coisas que podemos levar para o nosso futuro e é muito divertido”.

“Neste espaço, aprendemos coisas que podemos levar para o nosso futuro", estudante Micaelle Nascimento

De acordo com a supervisora do projeto e psicóloga, que integra a equipe de acompanhamento da Ufba, Emanuelle Teixeira, a resposta dos estudantes ao projeto é muito positiva. “O Caldeirão Cultural, aliado à proposta do projeto de prevenção do Uso Abusivo de Drogas, tem sido um espaço potencial para trabalharmos a temática das drogas. Os professores vêm abordando a promoção à saúde pautada em princípios da redução de danos, como o acolhimento, o vínculo e proximidade do universo dos jovens”, destaca.

O professor de História e voluntário, Frederico Sento Sé, conta que a metodologia aplicada por uma equipe de professores de diferentes formações busca ampliar o horizonte de conhecimento dos estudantes. “Discutimos os temas dentro de outras perspectivas. Ao final de cada encontro, eles produzem textos, que servem de base para avaliarmos o desenvolvimento cognitivo”, explica.

Para o professor de Produção Textual, Bruno Lutigards, música e imagem são ferramentas importantes no processo de aprendizagem. Com o auxílio de um violão, ele canta canções com letras relacionadas aos assuntos discutidos. “Acredito na força da arte junto com o conteúdo porque emociona, envolve e faz refletir”.

O projeto de Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares da Bahia, que está presente em 229 unidades da rede estadual, incentiva a integração entre estudante, família, escola e comunidade, dentro de um dos eixos propostos pelo programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. Através do projeto, são promovidas ações que contribuam para que os estudantes tenham maior consciência sobre os danos causados pelo uso de álcool e outras substâncias psicoativas, por meio da formação de gestores escolares, professores, estudantes e familiares.