Estudo sobre escritores nordestinos abre escola para a comunidade em Camamu

Fotos: divulgação
Qual a relação de escritores como João Ubaldo Ribeiro, Jorge Amado, Graciliano Ramos e Ariano Suassuna com a região e o povo Nordestino? É na perspectiva de estimular a leitura e fortalecer o sentimento de pertencimento dos estudantes com o local onde eles vivem que o Colégio Estadual Manoel Benício Dias, localizado na cidade de Camamu (329 km de Salvador), na região Sul do Estado, está promovendo o projeto sobre os Escritores Nordestinos. Por meio do projeto, os estudantes desenvolveram pesquisas sobre vários escritores ao longo das primeiras unidades e, nesta semana, promoveram a III Feira Literária, que foi aberta à comunidade.

Além de pais, mães e responsáveis, a escola foi aberta para estudantes de outras unidades escolares do município e da região. Na oportunidade, foram realizadas exposições, recitais e encenações teatrais para a apresentação dos resultados do projeto. “Tivemos por volta de dois mil visitantes na escola durante o evento. Conseguimos alcançar nosso objetivo, que era passar conhecimento sobre os escritores nordestinos para nossos alunos e fomentar para eles e a comunidade a questão da identidade nordestina, através da Literatura”, comenta a diretora do Colégio, Tânia Alves.

A turma do estudante Wesley Nascimento Costa da Hora, 17, 9º ano, apresentou a obra “Capitães da Areia”, do baiano Jorge Amado. “Foi interessante e um grande aprendizado. A turma ficou muito unida e estimulou nossa leitura, porque toda a sala teve que ler o livro e saber sobre Jorge Amado para as apresentações e explicar para os visitantes. Quero continuar lendo obras de autores nordestinos”, conta o estudante.

Já Sara Beatriz Anjos de Souza, 12, 7º ano, pesquisou sobre o escritor alagoano Graciliano Ramos. A obra pesquisada e apresentada para o público que visitou sua sala foi “Vidas Secas”. “Foi um trabalho enriquecedor. Tivemos a oportunidade com o livro que poucos conheciam. Para a atividade, dividimos a turma em equipes e cada uma ficou com uma tarefa, entre linha do tempo, exposição das obras do escritor, biografia, contexto histórico do que estava acontecendo no país no ano em que o livro foi lançado e encenação do livro. A ideia de interagir com estudantes de outras escolas também foi legal”, comemora Sara.