Evento marca aniversário do Centro Juvenil de Senhor do Bonfim

Foto: Acervo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Senhor do Bonfim (385 km de Salvador), unidade da rede estadual de ensino, completa, nesta quinta-feira (12), dois anos de atuação. No Centro, os estudantes das escolas estaduais podem fazer uma série de atividades, no turno oposto ao qual estão matriculados, como cursos e oficinas relacionadas à pesquisa, ciência, cultura e tecnologia. Para marcar a data, serão realizadas apresentações culturais e exposição de trabalho dos estudantes, das 15 às 19h, na unidade.

A programação inclui apresentações da filarmônica da União dos Ferroviários Bonfinenses, do grupo Juvenil Dance e da banda Desafinados. Inclui, ainda, exibição de vídeos, jogos de Xbox, xadrez, ping-pog e Salackline. O público presente poderá fazer um passeio no “Jardim do conhecimento” para conhecer experimentos relacionados a conteúdos de Química e Física, como os simuladores de tornado e de hidrelétrica, reflexão luminosa, túnel infinito e cone duplo.
 
No Centro Juvenil de Senhor do Bonfim são oferecidas 11 oficinas que ampliam o acesso de crianças e jovens a novas experiências educativas. São elas: Aperte o play, Raio-x da ciência, Universo e seus mistérios, Plugue da linguagem, Um ponto no mapa, Geometria em ação, Teatro pop, Arteiro de DIY, Fazendo Selfie, Robótica, Guisado literário e Filme, edite e publique. Além disso, são promovidos eventos pontuais como o Clube de leitura, para estimular o hábito da leitura entres os estudantes e o Cine clube, onde são discutidas questões ligadas à linguagem do cinema.
 
A estudante do 3° ano do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, Geovanna Bamberg, 17 anos, conta que está gostando muito de participar da oficina de Robótica. “Esta é a segunda oficina que eu faço e superou as minhas expectativas, pois, nos ajuda a desenvolver nosso aprendizado na prática através da construção de invenções tecnológicas. O conhecimento obtido vai ser muito útil futuramente quando eu estiver cursando a faculdade de Engenharia da Computação”, afirma.
 
Douglas Lopes, 15 anos, cursa o 1° ano no mesmo colégio e está matriculado há um mês na oficina ‘Aperte o play’. “Sempre gostei de jogos de videogame e, nesta oficina, posso modelar e criar personagens e estou aprendendo coisas novas a cada dia. Recomendo a todos os estudantes da região”, revela.
 
Segundo o coordenador estadual dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura, Iuri Rubim, a unidade de Senhor do Bonfim vem mostrando êxito ao beneficiar crianças e jovens na região. “Mostramos que com a metodologia aplicada nos centros conseguimos aproximar mais o estudante de seus estudos, onde melhora o desempenho na escola regular, o interesse nas atividades e disposição para a leitura. É o inicio de um trabalho e que já está dando resultados e transformando a vida dos estudantes”, destaca.
 
A diretora da unidade, Janair Torres ressalta que “o centro trouxe para a região novas oportunidades de crescimento intelectual na vida escolar dos estudantes bonfinenses, que hoje podem ampliar suas horas de estudos de forma criativa e inovadora frequentando as diversas oficinas e cursos elaborados e ofertados dentro do contexto exigido pelas mudanças tecnológicas da sociedade”. A gestora também afirma que pretende ampliar o quadro de inscrições para oportunizar mais jovens da região.
 
Centros Juvenis - Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. Além de Senhor do Bonfim, a Bahia conta com o Centro Juvenil localizado em Salvador e mais três unidades que serão abertas, este ano, em Barreiras, Itabuna e Vitória da Conquista. Com estas novas unidades, os Centros Juvenis vão beneficiar 11 mil estudantes do Ensino Médio, Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e do 9º ano do Ensino Fundamental.

Notícias Relacionadas