Experiência dos Complexos Integrados de Educação é discutida em colóquio virtual da UNEB

Palavras-chave:
A experiência de articulação entre a Educação Básica e o Ensino Superior desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), através dos Complexos Integrados de Educação (CIEs), foi discutida, nesta sexta-feira (14), durante o I colóquio de Educação Básica: o Ensino Médio Integral em debate”. O evento virtual promovido pelo departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XVIII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), localizado em Eunapólis, em parceria com o CIE de Eunápolis, teve o objetivo de dialogar os aspectos legais, curriculares e teórico-metodológicos do Ensino Médio em tempo integral. 
 
O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, discorreu sobre o tema "Escola de Ensino Médio e universidade: uma parceria possível". "A articulação entre os sistemas de ensino, Educação Básica e a Educação Superior possui relevância fundamental quanto à qualificação dos sistemas educacionais. Desta forma, destaca-se a importância das políticas públicas que sirvam de catalisadoras na promoção e no fortalecimento das interações entre esses níveis de ensino no tocante aos Complexos Integrados de Educação Básica, Profissional e Tecnológica e as suas relações com as Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras", afirmou.
 
Robson também destacou que o desenvolvimento das ações de intercâmbio no campo da pesquisa, do ensino e da extensão, a partir do locus da Escola Básica, visa a melhoria dos indicadores da Educação Básica. "A articulação e o imbricamento da Educação Básica e a Educação Superior têm como premissa a garantia do direito à educação e à pesquisa enquanto diretriz dos programas de formação continuada dentre a construção de políticas efetivas voltadas à formação docente". 
 
A professora Gabriela Rodella de Oliveira, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), abordou sobre o tema "Escola de Ensino Médio e universidade: um relato de experiência" e destacou sua experiência com os Complexos. "Foi muito interessante refletir sobre o que foi este percurso trilhado pela UFSB em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, ao lado de Robson Costa, na construção deste projeto conjunto que são os CIEs. Fui coordenadora de práticas pedagógicas da UFSB nos CIEs de Itamaraju, em 2017, e de Porto Seguro, em 2019.  Desta forma, pude participar ativamente da articulação que é criada, efetivamente, entre a Educação Básica e o Ensino Superior a partir do projeto, por meio de diversos projetos de formações conjunta e compartilhada, desenvolvidos entre professores da universidade e da escola, estudantes do Ensino Médio e licenciandos desde 2016", salientou. 
 
Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação  funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). As unidades têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio na proposta de ensino integral.

Notícias Relacionadas