Experiências criativas no universo estudantil são discutidas durante live em comemoração ao Dia da Língua Portuguesa

Palavras-chave:
Com o objetivo de estimular o protagonismo estudantil através do desenvolvimento da arte nos contextos escolares, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta quarta-feira (10), data em que se comemora o Dia da Língua Portuguesa, em homenagem ao poeta Luís de Camões, uma live com o tema "Coisas da arte de viver: experiências criativas no universo estudantil". A transmissão, realizada no canal do YouTube do Instituto Anísio Teixeira (IAT), contou com a participação de pesquisadores da área da Educação e de um escritor e ex-estudante da rede estadual de ensino. 
 
A professora Cláudia Santos, que pesquisa identidade étnico-racial e de gênero, bem como formação de professores na área de Linguagem, abordou o tema "Literaturas na arte de viver". Ela destacou quais são as artes de viver na Bahia e como elas se relacionam com a escola. "Na live de hoje, trouxe poemas dos estudantes da rede estadual de educação publicados no livro Poética Estudantil (2010), para situar um pouco dessas literaturas na arte de viver. Falei um pouco sobre como essas identidades se expressam a partir da escola e observando o TAL (Tempos de Arte Literária) como espaço de invenção literária, mas, também, de consolidação de metodologias e conhecimentos", afirmou.
 
O poeta, escritor e ex-estudante da rede estadual, Roberth Novaes, de Maracás, falou sobre o tema "Poesia: a arte de criar e recriar a vida cotidiana". Ele foi um dos vencedores dos projetos promovidos pela SEC como o concurso "159 anos de Castro Alves" e, por duas vezes, do Tempos de Arte Literária (TAL). "Falei sobre a minha experiência na participação dos projetos estruturantes da SEC e sobre a potência criadora da Literatura, que em momentos sombrios, como o que enfrentamos agora, se constitui uma importante companhia, pois por meio da transfiguração do real, a linguagem literária, que é performática, funda novas realidades ", comentou o jovem, que cursa Letras na Universidade Federal da Bahia (UFBA). 
 
A live foi finalizada com uma apresentação da mestranda em Artes Cênicas da UFBA, Kátia Letícia, que abordou sobre "Narrativas patrimoniais estudantis". "Apresentei uma análise de narrativas produzidas por estudantes da rede, ao longo da trajetória do projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA), quando estes se referenciaram nos valores culturais e modos de vida do povo preto, para construir suas produções discursivas e estéticas", destacou. 
 
Projetos de arte e cultura - A SEC, desde 2008, vem desenvolvendo uma iniciativa pioneira no campo de políticas culturais com a juventude estudantil, ao entender a arte e a cultura como sendo componentes essenciais à matriz do conhecimento na Educação Básica das escolas da rede estadual. As ações desenvolvidas visam dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil por meio das criações em distintas linguagens. Os projetos de arte e cultura são: Tempos de Arte Literária (TAL); Artes Visuais Estudantis (AVE); Festival Estudantil de Teatro (FESTE); Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Encontro de Corais Estudantis (ENCANTE); Dança Estudantil (DANCE), Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Produção de Vídeos Estudantis (PROVE).

Notícias Relacionadas