Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Experiências dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura são apresentadas na Campus Party Brasil 2019
As experiências dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), unidades da Secretaria da Educação do Estado – foram apresentadas na 12ª edição da Campus Party Brasil, iniciada no dia 13 e encerrada nesse final de semana, em São Paulo. Considerada a maior experiência tecnológica do mundo que une jovens geeks (viciados em tecnologia) em torno de um festival de inovação, criatividade, ciências, empreendedorismo e universo digital, o evento contou com oito mil acampados no Expo Center Norte, 130 mil visitantes e teve cerca de mil horas de programação, com mais de 900 palestrantes.
>> Leia também: Centros Juvenis estão com inscrições abertas para cursos e oficinas gratuitos na capital e no interior
As atividades desenvolvidas em rede pelos CJCC foram apresentadas pelo coordenador geral dos Centros Juvenis, Iuri Rubim, que abordou a temática “Escolas dobráveis”. O tema é uma metáfora com as folhas de papel lisas, iguais, padronizadas, sem relevos, sem diferenças, fazendo um paralelo às unidades escolares que repetem o mesmo modelo do professor falando e o aluno escutando. A temática, explica Iuri Rubim, tem inspiração no origami (arte japonesa de dobrar papel), considerando que ao gerar dobraduras em uma folha lisa, aquele papel é personalizado. “Então, personalizar o papel das escolas significa dobrá-la ante às necessidades e perspectivas do estudante, que não só escute o estudante, mas que perceba as suas necessidades, que coloque o aluno no centro e se desdobre para isto. Existem várias iniciativas de escolas dobráveis no Brasil, entre elas os Centros Juvenis, que tem como modelo a inovação, que vem da diversidade”, disse.
Assistiram à palestra sobre a experiência dos Centros Juvenis nas escolas da rede estadual professores de várias partes do país e pessoas interessadas em tecnologia e inovação em Educação, na fronteira do conhecimento de áreas diversas. Estudantes do CJCC participaram das duas edições do Campus Party na Bahia, tendo na primeira participado das Olimpíadas de Robótica, abocanhando algumas medalhas. “O grande papel dos Centros Juvenis é mostrar que a escola pode ser interessante e sair do estigma de que a escola não é legal e que o aluno não é interessado. Outro papel importante do Centro Juvenil é, além de atender diretamente esses alunos, conectá-los à uma agenda contemporânea de conhecimentos, compartilhando com a rede essa produção, esse conhecimento”, disse Iuri Rubim.
Sobre o CJCC
O CJCC é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes, que participam das oficinas no turno oposto aos quais estão matriculados. Além das cinco unidades em funcionamento em Salvador, Senhor do Bonfim, Itabuna, Barreiras e Vitória da Conquista, já estão em fase de implantação três novas unidades, em Feira de Santana, Jequié e Irecê.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira