Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Face encerra o 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola
Depois de três dias intensos de exposições, oficinas, cursos, competições esportivas, produções literárias para mais de 20 mil alunos da rede estadual, a realização da sétima edição do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), na noite desta quinta-feira (29), concluiu a programação do 3ª Encontro Estudantil Todos Pela Escola, organizado pela Secretaria estadual de Educação (Sec). Os selecionados para a final, que aconteceu em um palco montado no gramado da Arena Fonte Nova, apresentaram suas músicas e o público que participava do evento ainda pôde curtir um show do cantor Saulo Fernandes, enquanto os jurados escolhiam os melhores da noite.
Veja todas as fotos em nosso Flickr!
Foram 15 canções selecionadas para serem apresentadas em Salvador e o grande destaque da noite ficou com o estudante de 19 do município de Teixeira de Freitas, Roberto Clarisseau Marcial Neto. Acompanhado do seu violão, ele tocou e cantou a música “O jovem nordestino”, de autoria própria. Para o jovem, essa experiência vai além de ter sido escolhlido em primeiro lugar. “Eu não ganhei aqui no palco, eu ganhei muito antes, desde quando cheguei aqui em Salvador para os ensaios, conhecer todo mundo que participou, a diversidade cultural da Bahia, chegar aqui e poder aprender tudo isso foi o real prêmio”, explicou o vencedor.
Emocionada por ser o seu último ano na escola, a concluinte do ensino médio na cidade de Paulo Afonso, Damilly Freires da Silva ficou com o segundo destaque ao apresentar a canção que escreveu “O samba vive em mim”. “Esse é o meu terceiro ano de Face, uma experiência incrível que mudou para sempre minha vida e que me incentivou a decidir o caminho da música para a carreira profissional”, explicou a jovem. Já o 3º destaque do Face ficou com a dupla Jocimar Bispo dos Santos e Weverton da Conceição Campos Candeias, do município de Santo Amaro, que cantaram a música “Eu sou o samba”, composta por Joscimar.
“Eu não ganhei aqui no palco, eu ganhei muito antes, desde quando cheguei aqui em Salvador para os ensaios, conhecer todo mundo que participou, a diversidade cultural da Bahia, chegar aqui e poder aprender tudo isso foi o real prêmio” - Roberto Clarisseau, estudante e finalista do Face.
Face - As apresentações da noite foram abertas por volta das 19h desta quinta (30) na Arena Fonte Nova com shows dos vencedores do Face do ano passado, para depois passar os microfones para os competidores do festival, que em 2014 completa sete edições. Enquanto os jurados decidiam os ganhadores da noite, o público formado por estudantes, professores e profissionais da educação assistiram a um show do cantor Saulo Fernandes. Saulo chegou um pouco antes e acompanhou parte das apresentações e elogiou os estudantes. “Eu estou encantado, principalmente com o texto, essa é uma oportunidade de encontrar esse elo entre a arte e educação, e eu acredito nisso, no poder transformador da música”.
Jurado em seis das sete edições do Festival Anual da Canção Estudantil, o cantor e compositor Tonho Matéria avaliou a qualidade técnica dos jovens que passaram pelo palco do Face, não só desta noite, mas ao longo dos últimos anos. “Esses meninos não brincam, vêm aqui e se apresentam de maneira praticamente profissional , o que para nós, enquanto jurados, é uma coisa magnífica”, explicou Tonho Matéria. Também jurado, o músico baiano Jota Velloso, acredita na iniciativa como uma forma de incentivar a cultura no estado através da música. Segundo Jota, “como compositor, eu fico muito feliz em perceber que nesse festival se cria oportunidade desses jovens produzirem, criarem, num trabalho educativo importantíssimo”.
3º Encontro Estudantil Todos Pela Escola - A iniciativa da Secretaria estadual de Educação reuniu, entre os dias 28 e 30 de outubro, projetos das mais diferentes expressões artísticas e intelectuais com mais de vinte mil alunos da rede estadual em espaço que foi montado na Arena Fonte Nova, em Salvador. Durante os três dias do evento os estudantes participaram de uma programação que incluiu exposição da 7ª Mostra do Artes Visuais Estudantis (AVE), Terceira Aventuras Patrimoniais do Educação Patrimonial e Artística (EPA), 2ª Mostra de Curtas de 5 minutos do Produção de Vídeos Estudantis (Prove), 1ª Mostra do Projeto Dança Estudantil (Dance), 1ª Apresentação do Canto Coral Estudantil (Encante), Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), 4ª Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba), I Mostra da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, Tenda Digital e Centro Juvenil de Ciência e Cultura, além do 6º Sarau Estadual do Tempos de Arte Literária (TAL).
Para o secretário de Educação, Osvaldo Barreto, o evento foi muito organizado e um sucesso de realização. “O clima aqui foi festa, de alegria, de envolvimento dos jovens com o evento. Passei todos os das aqui e acompanhei e me emocionei com o talento desses estudantes que culminou com a apresentação desses projetos, mostrando a potencialidade e a qualidade do ensino nas escolas estaduais. Foi um evento consagrador para o ensino público da Bahia”, elogiou.
Fonte: Secom
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores