Familiares acompanham estudantes nas testagens para o novo Coronavírus em Cajazeiras e região

 

Foto: Josenildo Almeida ASCOM/SEC

O segundo dia de testagem para o novo Coronavírus em estudantes, professores e funcionários, de 21 escolas estaduais localizadas no bairro de Cajazeiras e região, aconteceu de forma rápida e tranquila. Muitas mães e pais acompanharam suas filhas e filhos para o procedimento, que é realizado com segurança. Nesta quinta-feira (1°), as equipes de Saúde atenderam a comunidade escolar do Colégio Estadual Ana Bernardes, localizado em Cajazeiras VI, e do Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa, escola-polo de Cajazeira VII.

Luis Carlos Pereira, 70, fez questão de acompanhar o filho David Luis dos Reis, 14, 6° ano, no Colégio Estadual Ana Bernardes, para a realização do procedimento. “Trouxe logo o meu filho para fazer o teste, pois é muito importante e temos que ter muito cuidado com esta doença”, disse.

A estudante Raissa Cailane Souza,12, 7° ano, foi uma das primeiras pessoas a fazerem o teste no Colégio Estadual Ana Bernardes. “Acabei de fazer meu teste e achei simples e rápido. É importante que os demais estudantes o façam para saber como está a saúde e proteger seus familiares e amigos”, afirmou.

A estudante Ana Carolina Santos, 12, 7° ano, do Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa, disse que ficou satisfeita com o atendimento na sua escola. “Achei esta iniciativa muito interessante, pois o teste é gratuito, rápido e seguro. Gostei muito do atendimento, pois me senti segura, porque todos estão usando máscara e fazendo a higienização das mãos com álcool em gel para poder fazer o teste”, comentou.

A iniciativa do Governo do Estado é desenvolvida pelas secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB), com a aplicação de testes do tipo RT-PCR, que serão analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).

O Coordenador de Articulação de Projetos para a Educação, Helder Barbosa, falou da importância da ação, que acontecerá até o dia 9 de outubro. “Nós vamos atender em torno de 21 mil pessoas e é muito importante que a população desses bairros possa fazer a adesão nesta ação, porque nem todo mundo tem acesso a um teste com o nível de confiabilidade como este. Além da política pública de garantir e entender como o vírus está se comportando, a gente vai poder acompanhar melhor este processo dos nossos professores, estudantes e servidores”, destacou.

Cronograma de Cajazeiras e bairros adjacentes:

- O atendimento segue no dia 2 de outubro, com o Colégio Estadual Rafael Oliveira, escola-polo de Cajazeira VIII, recebendo sua própria comunidade escolar;

- E no mesmo dia 2, o Colégio Estadual Professor Nelson Barros, escola-polo de Cajazeira X, atende a sua própria comunidade escolar, assim como a do Colégio Estadual Dona Mora Guimarães.

- Na Fazenda Grande II, o Colégio Estadual Luis José de Oliveira, escola-polo do bairro, recebe, no dia 5 de outubro, as comunidades escolares da própria unidade escolar, além das comunidades do Colégio Estadual Oliveira Brito e da Escola Estadual Lea Leal;

- Também no dia 5, o Colégio Estadual Conselheiro Vicente Pacheco de Oliveira, escola-polo do bairro Dom Avelar, atende a sua própria unidade escolar;

- Em Águas Claras, os colégios estaduais Renan Baleeiro e Santa Rita de Cássia, escolas-polo do bairro, recebem, respectivamente, as suas comunidades escolares no dia 6 de outubro;

- No dia 7 de outubro, também recebem as suas comunidades escolares, o Colégio Estadual Raymundo de Almeida Gouveia e a Escola Professor Roberto Santos, escolas-polo do bairro Castelo Branco;

- Em Valéria, o Colégio Estadual Professora Noemia Rego, escola-polo do bairro, atende sua própria unidade escolar, no dia 8 de outubro;

- No mesmo dia 8, o Colégio Estadual Eduardo Bahiana, escola-polo do bairro de Fazenda Grande II, atende sua própria unidade escolar. E no dia 9 de outubro, recebe a comunidade escolar do Colégio da Polícia Militar (CPM) – Dona Leonor Calmon.

- Ainda no dia 9, o Colégio Estadual Dinah Gonçalves, também escola-polo de Valéria, atende sua própria comunidade escolar, assim como a do Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima.

 

Notícias Relacionadas